Tempo
|
A+ / A-

Um Conselho de Estado em que cabe tudo

29 set, 2016 - 02:00 • Eunice Lourenço

Presidente ouve os seus conselheiros esta quinta-feira sobre situação política económica e social. E, depois, divulgará decisão sobre sigilo bancário.

A+ / A-

É um Conselho de Estado em que cabe tudo o que os conselheiros, mas sobretudo o Presidente, quiserem discutir. O tema da reunião, convocada a meio do mês e marcada para esta quinta-feira, às 15h, é “Situação política, económica e financeira internacional e seus reflexos em Portugal num quadro de curto, médio e longo prazo”.

Sem convidados especiais e com duas ausências previstas – Mário Soares e Vasco Cordeiro, presidente do governo açoriano, que está praticamente em campanha eleitoral para a regionais de 16 de Outubro – esta reunião decorre a duas semanas da entrega do Orçamento do Estado e quase em vésperas de a Comissão Europeia começar a discutir com o Parlamento Europeu o corte nos fundos estruturais.

Com este quadro de fundo, o Presidente quer, sobretudo discutir e receber propostas sobre o crescimento da economia. Uma preocupação que Marcelo expressa quase todos os dias. Ainda esta quarta-feira reafirmou a necessidade de crescimento da economia e de reverter os dados menos positivos das exportações e do investimento. No discurso de abertura do congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, o Presidente manifestou mesmo o receio de que o desenvolvimento tecnológico do país fique pelo caminho por falta de investimento.

Esta é a terceira reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente Marcelo que mantém, assim, um ritmo trimestral na audição do seu órgão de aconselhamento. Mas o dia também deve ser aproveitado pelo Presidente para divulgar a sua decisão sobre o decreto-lei relativo ao levantamento do sigilo bancário a contas com saldo igual ou superior a 50 mil euros. Marcelo é manifestamente contra, só falta saber se veta ou envia para o Tribunal Constitucional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Correia
    29 set, 2016 Mirandela 15:24
    Este Presidente é o maior em confundir.Passeia,passeia,dá abraços e beijos e depois regressa e chama a brigada do SIM e aqui está a resposta para a pouca vergonha que se está a passar no País.Já estou a ficar apreensivo com esta forma de exercer o cargo que devia ser um exemplo de tudo.Acho que o charme dá resultado no Povo menos esclarecido ou naqueles que são enfermos de um afecto.Mas para esses tudo bem.Agora para mim,quero um Presidente interventivo e que esclareça tudo com transparência e sem tibieza para querer agradar a gregos e troianos.Começa a ter pena dos seus dias de comentador e professor universitário.
  • graciano
    29 set, 2016 alemanha 11:23
    o luis nao esqueceste de perguntar se o papa dos papoes mario soares vai estar la --olha que quem nao pode ver crucifixos e o vosso irmaozinho socrates --e preciso e revistar os do ps e pcp---porque la dizia mario soares --sabiamos que o pcp estava armado por isso destribuimos armas aos militantes do ps ---e esta hen --arre burro--- agora a esquerdalha quer amordacar quem nao e da geringonca ---arre burro
  • Luis
    29 set, 2016 Lisboa 09:18
    O Traste de Massamá desta vez vai estar presente? E o Cavacone, vai falar? Não o deixem comer bolo rei. Revistem bem o Traste de Massamá não vá ele levar o diabo com ele.

Destaques V+