Tempo
|
A+ / A-

Milionário tem projecto para colonizar Marte

28 set, 2016 - 21:35

Se quiser arriscar e tiver dinheiro para isso, haverá 100 lugares disponíveis a partir de 2024.

A+ / A-

A empresa SpaceX está a desenvolver um foguetão e uma cápsula para transportar 100 passageiros e carga até ao planeta Marte. A ideia é mesmo colonizar o planeta, garante Elon Musk.

A SpaceX pretende começar em 2024 e fazer viagens a cada 26 meses, sempre que Marte e a Terra estiverem alinhados.

No entanto, Elon Musk admite que, pelo menos, as primeiras viagens a Marte “serão muito, muito perigosas”.

O dono da empresa, que apresentou a sua proposta durante o Congresso Internacional de Astronáutica, em Guadalajara, no México, refere que “o risco de morrer será elevado”. Não há outra opção. Fundamentalmente, trata-se de dizer: ‘Está pronto para morrer?’ Se estiver, então é um candidato para ir”.

E para quem quiser arriscar, qual é o preço dos bilhetes? “O nosso objectivo é que o custo seja aproximadamente o de uma casa média nos Estados Unidos – cerca de 200 mil dólares [178 mil euros].”

A viagem actualmente demoraria entre seis a nove meses, mas o empresário espera que o seu foguetão encurte a viagem para três meses.

Elon Musk apresentou um vídeo onde o seu foguetão futurista teria restaurante, cabines, jogos adaptados à ausência de gravidade e filmes.

A SpaceX é uma das empresas privadas que está nesta corrida de colonização do planeta vermelho. A Blue Origin, criada pelo fundador da Amazon, e a própria NASA também preparam foguetões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Inadmissível
    29 set, 2016 Santarém 22:14
    Interessante ver como o homem procura colonizar um planeta árido e inóspito onde nem sequer ainda conseguiu chegar e disposto a gastar milhões quando temos um planeta habitável e onde todos parecem mais interessados em o degradar e destruir de vez.
  • Miguel Botelho
    29 set, 2016 Lisboa 08:55
    Só na terra do Mickey Mouse existem estas notícias. Ainda não percebi como é que ainda não propôs a venda de terrenos da Lua, mas isso é outra questão.

Destaques V+