Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Durão Barroso está a receber a reforma antecipada de Bruxelas desde Abril

28 set, 2016 - 16:35

O ex-presidente da Comissão Europeia estará a receber uma pensão um pouco acima dos sete mil euros.

A+ / A-

José Manuel Durão Barroso encontra-se a receber a reforma antecipada pelos seus serviços à frente da Comissão Europeia desde 1 de Abril deste ano, disse esta quarta-feira à Lusa fonte oficial da Comissão em Bruxelas.

“Um antigo membro da Comissão tem o direito a uma pensão vitalícia a partir da data em que alcance os 65 anos de idade”, mas “pode pedir que o início do pagamento dessa pensão comece aos 60 anos”, informou a Comissão.

Nesse caso, indicou ainda a mesma fonte, “aplica-se um coeficiente de redução”, que, no caso de Durão Barroso é de 0.7, pelo que o ex-presidente da Comissão Europeia estará a receber uma pensão um pouco acima dos sete mil euros.

O pagamento de uma pensão ou de uma pensão antecipada por Bruxelas, “não limita o direito de um antigo membro da Comissão de assumir um novo emprego. Assim como também não há qualquer lei que proíba a acumulação da pensão com o salário de um novo emprego”, deixa claro a mesma fonte.

Apesar da inexistência de fundamentação legal, mais de 80 mil pessoas, de acordo com o site da Euronews, tinham assinado no final de Agosto uma petição lançada na internet apelando aos serviços da Comissão Europeia para travarem o pagamento da pensão a Durão Barroso, alegando que o “comportamento” do antigo presidente da Comissão ao aceitar a presidência não executiva do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs se revelava como “irresponsável” e “moralmente repreensível”.

O texto da petição faz ainda referência ao papel da Goldman Sachs na crise do “subprime” nos Estados Unidos e na crise financeira da Grécia, considerando a escolha de Barroso ao aceitar a posição de “chairman” do banco norte-americano como um “símbolo desastroso” para a União Europeia e uma “dádiva de mão beijada aos eurofóbicos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Rodrigues
    29 set, 2016 Beja 20:52
    Entretanto se o PPD estivesse no poleiro entretinha-se a cortar ainda mais nas reformas de gente que trabalhou a vida inteira. Passos saí lá a defender o Cherne!
  • Maria Martins
    29 set, 2016 Lx 10:15
    Se quisermos ter um ordenado e reforma decentes é ir para a politica . É o melhor tacho.
  • Mário Guimarães
    29 set, 2016 Lisboa 09:53
    Uns querem ter reforma como ele ? Ele serviu Portugal ! Ele fez o célebre Acordo nas Lajes que agora os amaricães abandonaram. E depois fartou-se de trabalhar na Comissão a favor de Portugal . Tem outro que quer ser como ele o Guterres para nos encher a casa de falsos refugiados e também podem juntar o Sampaio . É preciso servir Portugal para receber o que eles recebem ! Viva o 25 de Abril!Pela "demucracia"!
  • Luis
    29 set, 2016 Lisboa 09:20
    E da reforma de Portugal? Não está a receber nada, o cavalheiro?
  • Filipe Cunha
    29 set, 2016 Angra do Heroísmo 07:33
    Espera Cherne que o Passos já te vem defender.
  • maria
    29 set, 2016 Lx 07:18
    Ainda me lembro de, quando abandonou o país para chefiar a comissão europeia, de uma forma nada decente, o psd espumava pela boca para dizer como ele se sacrificava para prestigiar Portugal. Já nessa altura as pessoas decentes diziam que não. É assim esta direitalha, de prestigio em prestigio até ao desprestigio total. Tenho repúdio por este português.
  • Vitor Simoes
    29 set, 2016 Maputo 05:48
    Eu tenho 51 anos e trabalho (descontando para a SS desde 1981), só posso reformar-me depois dos 60. Este(s) senhor(es), cujo salário e viagens e almoços e ....., foram pagos com o dinheiro que nos extraíram sob o título de impostos e reformam-se ...praticamente quando querem!! É a vantagem de fazer as leis. Mas não é justo...ou será?!
  • Dino
    28 set, 2016 Faro 22:15
    xico esperto lá de xima
  • Baisin
    28 set, 2016 Lisboa 19:50
    Este homem não tem vergonha na cara, só vê cifrões.
  • .
    28 set, 2016 Lisboa 19:44
    Há por aí muita inveja. Pergunto a estes indivíduos que o atacam por aqui, qual de vocês recusava o ordenado que este Sr. vai ganhar???? Por aí se vê como vocês são hipócritas.

Destaques V+