Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MH17. Investigação revela que avião foi abatido por míssil russo

28 set, 2016 - 14:46 • Reuters

Segundo a investigação, a aeronave foi abatida por um míssil russo disparado de um território ucraniano dominado por rebeldes pró-Rússia.

A+ / A-

A investigação sobre a queda de um avião da Malaysia Airlines, no Verão de 2014, concluiu que a aeronave foi abatida por um míssil de fabrico russo disparado de um território do Leste da Ucrânia dominado por rebeldes pró-Moscovo, disseram familiares das vítimas esta quarta-feira.

As famílias foram informadas das descobertas dos investigadores pouco antes de uma conferência de imprensa marcada para Nieuwegein, na Holanda, para falar do resultado da investigação.

Segundo a investigação, um míssil terra-ar atingiu o voo 17 da Malaysia Airlines, que partiu de Amesterdão (Holanda) rumo a Kuala Lumpur (Malásia), no dia 17 de Julho de 2014, matando as 298 pessoas que seguiam a bordo, a maioria cidadãos holandeses.

Robby Oehlers, primo da vítima Daisy Oehlers, de 20 anos, disse que os investigadores também identificaram 100 possíveis suspeitos da queda do avião.

Os familiares também foram informados que o sistema de mísseis BUK usado para abater a aeronave tinha sido transportado da Rússia para Ucrânia e que foi enviado de volta logo em seguida.

Antes desta declaração das famílias, o Kremlin disse que dados de radar mostraram que o avião não foi derrubado por um míssil disparado de um território comandado por separatistas pró-Rússia no leste ucraniano.

“Os dados são claros: não há foguete. Se havia um foguete, só poderia ter sido disparado de outro local", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em Moscou.

À época do incidente, separatistas pró-Rússia combatiam forças do governo da Ucrânia na região. O Boeing 777 despedaçou-se em pleno ar, lançando destroços ao longo de vários quilómetros de campos em território rebelde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Exclusão Aérea
    28 set, 2016 Portugal 16:05
    Por isso é quem em caso de conflitos armados existem zonas de exclusão aérea....para que os aviões civis não sejam abatidos. Mas desde que se tornou "moda" usar crianças como "escudos humanos" em conflitos militares já é de esperar tudo. Na II Grande Guerra os ingleses mandaram os seus filhos para o norte, para a Escócia, enquanto que em Portugal havia crianças austríacas, tudo para ficarem "longe" dos locais de conflito. Afastar as crianças de conflitos armados é o mínimo que uma nação civilizada e "decente" deve fazer. MANTER rotas comerciais civis em zonas onde os aviões militares ucranianos procedem a bombardeamentos, com a consequente e óbvia resposta anti-aérea é no mínimo irresponsável e criminoso.

Destaques V+