Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Primeira casa abrigo para homens vítimas de violência doméstica abre no Algarve

28 set, 2016 - 13:43

A casa terá capacidade para acolher dez pessoas.

A+ / A-

A primeira casa abrigo para homens vítimas de violência doméstica vai abrir portas a 1 de Outubro, no Algarve.

A Carta de Compromisso com a Fundação António Silva Leal, entidade que vai gerir a casa, é assinada esta quarta-feira.

Em declarações à Renascença, a secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, explica que se trata de um projecto pioneiro.

“É uma experiência piloto, uma experiência nova no país. Começa a acolher pessoas a partir do dia 1 de Outubro e terá capacidade para 10 pessoas. Podem ser 10 homens ou homens com crianças, porque as regras são as mesmas para as casas de acolhimento para mulheres vítimas de violência”, descreve.

O anúncio da criação desta casa foi feito em Junho passado. Na altura o ministro-adjunto Eduardo Cabrita justificou a medida com o facto de, apesar de a maioria das vítimas de violência doméstica ser composta por mulheres, há cada vez mais casos de homens.

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o número de homens vítimas de violência doméstica aumentou quase 15%, entre 2013 e 2015, com mais de 1.200 casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eduardo Fernandes
    28 set, 2016 Lisboa 17:39
    Até que enfim que se começou a reparar neste tipo de violência doméstica, até aqui os homens tinham vergonha de se queixarem, mas felizmente já começa a haver uma certa abertura, porque há muita violência doméstica exercida sobre o homem que por vezes não se controla e parte para a violência, porque até aqui era sempre o culpado; a culpa normalmente é dos dois.
  • Fields
    28 set, 2016 Lx 16:17
    Eles têm que perder a vergonha e denunciar antes que percam a cabeça e façam alguma asneira, porque depois ninguém quer saber se eram vítimas de violência doméstica ou não. Na maioria dos casos trata-se de violência psicológica, difícil de provar e não mata logo vai matando devagarinho. Há que comprar gravadores para mais tarde recordar.

Destaques V+