Tempo
|
A+ / A-

“Cavaco contribuiu muito para a minha eleição”, diz Ferro Rodrigues

28 set, 2016 - 00:03 • Raquel Abecasis

O presidente da Assembleia da República, convidado desta semana do programa Terça à Noite, diz que tem uma relação com Marcelo Rebelo de Sousa sem paralelo na história da democracia portuguesa.

A+ / A-
“Cavaco contribuiu muito para a minha eleição”, diz Ferro Rodrigues
“Cavaco contribuiu muito para a minha eleição”, diz Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues diz que o discurso que Cavaco Silva fez na véspera da sua eleição para presidente da Assembleia da República foi determinante para ter conseguido a unidade de votos à esquerda.

"[Cavaco] Fez um discurso contra a nova maioria na véspera da minha eleição, que eu acho que contribuiu bastante para a unidade de todas as bancadas de esquerda no voto secreto para eu ser presidente da Assembleia da Republica”, diz Ferro, entrevistado no Terça à Noite da Renascença.

A eleição de Ferro Rodrigues para aquela posição foi inédita, uma vez que a tradição ditava que o presidente da Assembleia fosse alguém eleito pelo grupo parlamentar com mais deputados, que neste caso era o PSD.

A segunda figura da hierarquia do Estado diz ter uma relação "excelente" com Marcelo, chegando a defini-la como única na história da democracia.

“A relação entre o presidente do Parlamento e o Presidente da Republica é uma relação excelente e é uma relação de um ritmo e de uma intensidade que penso que nunca existiu na democracia portuguesa", afirma.

Ferro Rodrigues destaca que isso é tanto mais curioso quanto “a maioria que elegeu este Presidente é uma maioria diferente da que elegeu o presidente da Assembleia. "E eu acho que isso é muito positivo”, remata.

Convidado para a edição desta semana do programa Terça à Noite, da Renascença, Ferro Rodrigues desvaloriza a polémica das viagens pagas pela Galp a membros do Governo e deputados para assistirem a jogos do Europeu, considerando que essa foi “uma história mal explicada”.

Ainda sobre as polémicas das últimas semanas, o responsável socialista diz que não “ficou chocado” com as declarações de Mariana Mortágua numa reunião com socialistas, argumentando que é preciso distinguir “o estilo da substância”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva o xuxialismo!
    28 set, 2016 Santarém 22:31
    E que bela eleição a deste senhor perfeitamente a condizer com a moral e ética de todos aqueles que o escolheram, se a politica é para se fazer de ódios e vinganças continuem assim que estarão a dar um bom exemplo ao país.
  • Petervlg
    28 set, 2016 Trofa 22:05
    Não tem categoria para ocupar o lugar que ocupa, é apenas um tacho
  • graciano
    28 set, 2016 alemanha 13:38
    estou enganado ou esse ferro e aquele que chegou a ser acusado de pedofilia se estou enganado desculpem se nao estou enganado deixem me rir--- ha ja sei foi indiciado mas nao havia provas --- contra politicos nunca ha provas e se as ha desaparecem ---ou os crimes ja prescreveram----mas no caso galp os propios confessaram o crime --ha ja sei nao foi crime eles nem sabiam que a galp devia dinheiro ao estado--socrates exige a demissao do juiz e normal eu tambem pedi a demissao da minha ex por ela me ter traido o problema desse pais e que cai um governo ha eleicoes mas os papoes continuam a ser os mesmos as eleicoes nesse pais so servem para os partidos arrancarem mais uns euros ao estado so que o pior e que o cofre do estado e o cofre do povo logo sai do cofre do povo para o cofre dos partidos o povo paga para eleger quem o rouba
  • carlos piedade
    28 set, 2016 matosinhos 12:33
    Em relação às " viagens Galp " na entrevista "terça à noite" da RR ... diz o senhor presidente da AR que : " é uma história mal contada "!!! E se os visados fossem do(s) partido(s) que não estão agarrados à geringonça ?
  • graciano
    28 set, 2016 alemanha 12:19
    pois e ferrao tu foste eleito por minorias que a unica coisa que sabem fazer bem e assaltar o poder mesmo que seja contra a vontade do povo dizes que ha historias mal contadas pois ha mal contadas e mal investigadas porque se fossem bem investigadas muitos xuxalistas estariam na prisao comecando pelo vosso querido fundador mario soares se o caso galp se tivese passado com alguem de outro partido caia o carmo caia a trindade e ate o cristo rei mas como eram mininos do ps em vez de serem afastados criou se uma lei para os proteger essa lei nao passa de uma lei feita por xulos para proteger xulos
  • Americo
    28 set, 2016 Leiria 11:09
    Bom dia. O nível está muito baixo.
  • Carla Silva
    28 set, 2016 Braga 10:51
    Que coisa engraçada! Olha tu não tens perfil, preparação e muito menos imparcialidade para o lugares que ocupas.Desde de aferida que ficou do célebre "papa meninos" tens demonstrado ser uma negação para a politica.Ter-te a ti naquela cadeira da A.R. e um robô ,este seria beneficiado.Não sei porquê, não sei se por me sentir muito homem, não te posso ver como ser humano e muito menos sentado na cadeira da 2ª pessoa na hierarquia do meu País.Cavaco tem tudo e foi um grande estadista,mau grado seres humanos da tua laia ocupares tal cargo.E já agora queres insinuar que a situação que mencionas-te ter sido a força da tua eleição e o aparecimento da geringonça,bem podes limpar as mãos à parede.Só uma cabecinha oca e sem nada lá dentro diz uma coisa dessas, mas não estranhamos face ao teu desempenho no cargo e a imparcialidade com que actuas.Pobre alma.
  • braga
    28 set, 2016 braga 10:20
    esse palhaço não fez nada pelo país e agora está ajudar outro da mesma seita
  • dr Xico
    28 set, 2016 Lisboa 10:03
    Cavaco Silva deixou um legado de ódio, desprezo com a presidência e de indiferença com os politicos nunca visto em Portugal. Cavaco deve ter ficado na história como o PIOR PR de sempre. Desde a ditadura que não se via um PR tendencioso, gastador, e faccioso pela direita em Portugal. Perdemos 10 anos com o Alfarroba
  • Segunda
    28 set, 2016 vida 09:08
    Parece bem que há por aqui quem confunda meta no mesmo saco arena política com o bem dos portugueses. Vê.se bem que os "Sábados" andam alienados e enfumados com a cegueira ideológica, a manutenção do poder e a bancarrota.

Destaques V+