Tempo
|
A+ / A-

Bebé com “três pais” não levanta problemas éticos. “É como um transplante”

27 set, 2016 - 23:14

Especialista em genética e medicina reprodutiva rejeita a ideia de que o bebé tenha três pais. “Não há três pessoas envolvidas. Há o casal e há parte de uma célula, que nem sequer leva a parte genética”, explica.

A+ / A-

Nasceu o primeiro bebé com ADN de três pessoas. A notícia foi conhecida esta terça-feira e já causou sensação mundial, mas de acordo com o especialista Mário Sousa não levanta problemas éticos.

O caso ocorreu no México. Uma equipa de obstetrícia recorreu a uma dadora de ovócitos para ajudar um casal a ter um filho sem herdar uma doença genética da mãe.

Toda a manipulação é desenvolvida em fase pré-embrionária, tal como num transplante.

“Não vejo que seja de três pessoas, porque o material genético que vai dar origem ao embrião é da mãe doente. A única coisa que recebe da dadora é o material genético das mitocôndrias, que só controla a energia, mais nada”, explica à Renascença o especialista em genética e medicina reprodutiva Mário Sousa.

“É o ovócito da mãe doente, é o espermatozóide do pai e o ovócito da dadora, por isso é que se diz três pessoas. Mas a parte genética que controla a parte externa da criança, o sangue, todas as características é tudo dos progenitores. Só a energia é que é controlada externamente. Não há, portanto, qualquer problema ético”, destaca.

O bebé, um menino, nasceu há cinco meses e é saudável. Os pais são oriundos da Jordânia e viajaram para o México. Passaram por um tratamento de fertilidade com especialistas americanos.

A técnica inovadora foi divulgada pela revista britânica “News Scientist”. Conhecido como transferência mitocondrial, o procedimento foi legalizado no Reino Unido em Fevereiro de 2015, mas nenhum outro país introduziu ainda leis que o permitam.

O tratamento ajuda famílias cujos pais têm alto risco de transmitir doenças genéticas aos filhos – neste caso, síndrome de Leigh.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • IF
    28 set, 2016 Lisboa 10:27
    Doação de gametas, fertilização in vitro, seleção de embriões... Assim sem grande esforço encontro 3 problemas éticos tratados pelo magistério. É preciso pontaria para a emissora católica encontrar um especialista que não veja "problemas éticos..."
  • MMRS
    28 set, 2016 Cacém 07:59
    Que vergonha Prof. Dr. Mário Sousa! Então o genoma mitocondrial inteiro de uma terceira pessoa não põe problemas éticos!!!! E "só" controla a energia? Agora uma pessoa só é definida pelo genoma nuclear? Se tiver as feições do pai e da mãe não há problema....portanto, não é manipulaçao genética de um ser humano...É a própria Nature, a FDA, o NIH que discutem a questão em termos de genes de 3 pessoas. MMRS, PhD

Destaques V+