Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissário Moedas apela a entendimento entre taxistas e plataformas como a Uber

27 set, 2016 - 15:02

O comissário português defende que "todos devem olhar" para as novas plataformas "como algo positivo e não negativo".

A+ / A-

Veja também:


O comissário europeu Carlos Moedas pede um entendimento entre taxistas e plataformas online como a Uber, que devem ser vistas "como algo positivo", e defende a necessidade de "regular" estas novas tecnologias.

"Quando vejo estas discussões entre taxistas e os que têm a Uber, [considero que] deveriam era unir-se para tentar utilizar uma plataforma e conseguirem ter melhores serviços para os clientes", disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

Carlos Moedas considera que "todos devem olhar" para as novas plataformas "como algo positivo e não negativo".

"Como comissário da Inovação e da Ciência, sou o primeiro a estar do lado daqueles que querem melhorar e dar maiores facilidades àquilo que são hoje as plataformas na internet", garantiu.

Para Carlos Moedas, os responsáveis destas plataformas online - seja no sector dos transportes ou em qualquer outro - devem " pagar imposto e respeitar as leis como todos os outros".

Mas, salientou, "se o fizerem, têm todo o direito" de actuar no mercado.

"O que vemos é que em muitas partes do mundo se conseguiu que os vários tipos de meios de transportes se unam neste tipo de plataformas, que são algo que é bom para o futuro, até porque são pontos importantes para a qualidade do serviço, importantes para o futuro e para a maneira como nos deslocamos nas cidades", exemplificou.

O Governo tem pronto o decreto-lei que regula a actividade das plataformas electrónicas de transporte de passageiros, como a Uber ou a Cabify, que deverá seguir esta semana para os parceiros do sector, para um período de consulta pública.

Os taxistas, que já marcaram uma "grande concentração" para dia 10 de Outubro, desvalorizaram as medidas do Governo, que foram criticadas pelo PCP e Bloco de Esquerda, que apoiam o executivo socialista no parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • G.G.O
    28 set, 2016 SP Brasil 14:11
    Seis milhões é muito pouco eles deveriam pedi cem milhões nó mínimo para esses caras deixar de ser tão cretino.
  • dr Xico
    28 set, 2016 Lisboa 13:58
    A concorrência vem trazer qualidade e menor preço, neste momento os taxistas estão acomodados, sem brio profissional, ar desmazelado, carros sujos, rádios aos gritos com os relatos da bola, etc. A Uber é tudo ao contrário: educação, respeito, limpeza, Ac ligado sempre e musica a gosto. MERECEMOS O MELHOR OU NÃO...
  • AB
    27 set, 2016 LX 17:56
    Acho muito bem a vinda de empresas como a UBER para o noso país. Da mesma maneira que alguns taxistas dizem que lhes estão a tirar o trabalho, os motoristas da UBER viram nesta empresa uma oportunidade de trabalhar. Aliás, foi dito por um taxista que o trabalho que este tinha não tinha sido afectado pela vinda da UBER. Para mim foi o melhor serviço que apareceu nos últimos tempos em PT. Sou estudante e tenho de apanhar avião para me deslocar para casa (ilhas). Sempre que apanho Taxi do aeroporto para casa tenho de andar a levar com bocas de taxistas, porque a distancia não é suficiente para chularem as pessoas. A partir dai, foi menos uma cliente que tiveram. Comecei a usar a UBER e não tenho do que me queixar, maior segurança, melhores preços e melhor atendimento.
  • Porconta
    27 set, 2016 Porto 17:48
    Mais um que ainda não deixou de ser comissário mas já faz loby para a Uber, são de uma seriedade sem paralelo. Eu espero que as regras sejam iguais para todos e quando mudarem que seja pelo governo e não por aproveitadores, eu não uso táxis e raramente transportes públicos, mas estou informado dos gastos e condições para alguém ser taxista, e a meu ver só pode ser piada aparecer alguém que seja autorizado a fazer concorrência sem passar pelo crivo e regras que são exigidos aos taxistas, isto só está a acontecer porque as pessoas só veem o seu umbigo quando ouvem pega não querem saber de mais nada passam por cima de tudo e todos, é por isso que os outros países nos faltam ao respeito e é por isso que estamos sempre de tanga.
  • Gouveia
    27 set, 2016 Suiça 16:59
    O sr. moedas va dizer isso a quem depende do taxi para sustentar a FAMILIA. E sr. costa que nao se esqueça daquilo que disse em 2014 Sobre o numero de taxis em exesso em Lisboa. Agora alem dos taxis querem por mais DUAS CONCORRENTES? Nem nos manicomios mais modernos se ve isto. A aqui alguns pseudos comentadores que falam da falta de profissionalismo dos taxistas. Nao ponho isso em duvida, como deve haver maus profissionais na uber. Aqueles 2 senhores motoristas da uber que em Maio foram apanhados a fumar droga sao a imagem da uber? Penso que nao. Uma ma flore nao faz o jardim. A uber nao esta oficialmente legalizada em qualquer parte da Europa. Pelo o contrario esta a ser expulsa por alguns(caso concreto)Hungria Aqui na suiça estao a trabalhar as escondidas como em Portugal. Nao deve haver violencia? Tambem digo que acho mal. Mas digam-me; Tem o vosso emprego a 30 anos e de repente chega um sr.a vossa empresa e diz ao vosso Patrao. FAçO O MESMO TRABALHO POR MENOS 20€ por mes e o vosso patrao começa a fazer contas e opta por esse sr. FICARIAM CONCERTEZA A BATER PALMAS TODOS CONTENTES? TRISTEZA PORTUGUESA GRANDE NAçAO QUE NAO MERECE ESTES PALERMAS DE POLITICOS

Destaques V+