Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falar Claro

José Eduardo Martins. PSD não defende pequenos proprietários da “catilinária protocomunista”

27 set, 2016 - 13:13 • José Pedro Frazão

O advogado que não alinha com Passos diz que devia haver mais oposição do PSD a um governo que passou um “Verão horrível”, mas que, ainda assim, lidera nas sondagens. O socialista Vera Jardim diz que o Bloco "fala demais".

A+ / A-
José Eduardo Martins. O PSD não defende os pequenos proprietários
José Eduardo Martins. O PSD não defende os pequenos proprietários

Veja também:


Visto como um dos principais rostos da oposição interna no PSD, José Eduardo Martins confessa preocupação com o estado actual do partido e diz mesmo que os sociais-democratas nada fazem para travar a maioria de esquerda.

“Claro que me preocupa o ‘pouco PSD’. Estes dois ou três meses de Verão e estes últimos dias… Um social-democrata pode defender que muito património imobiliário tributado pode ser uma maneira de reduzir alguma progressividade nos impostos. Mas é difícil deixar passar toda esta catilinária protocomunista sem que o PSD reaja. Sem que defenda o país dos pequenos proprietários, que são os seus eleitores por eleição”, afirma o advogado no programa “Falar Claro” da Renascença.

Questionado sobre a eventual falta de oposição pelo PSD, o antigo secretário de Estado responde que “devia haver mais”. Argumenta que o Governo “passou um Verão horrível e sai desse Verão a aumentar a sua intenção de voto, com o PSD a baixar nas sondagens”.

Digam algo de social-democracia, s.f.f.

No debate sobre a carga fiscal que precede a apresentação do Orçamento do Estado, é tempo de o PSD mostrar o que pensa, complementa Eduardo Martins, que substituiu Nuno Morais Sarmento, habitual comentador do “Falar Claro”.

“Claro que quando não temos onde pedir, quando não temos quem nos empreste, é difícil viver sem as regras que nos ditam. Mas a adesão àquele conjunto de filosofias e políticas devia pôr o PSD a pensar. Isso é um pouco aquilo que os eleitores do PSD esperam, perceber onde é que essa progressividade e o anunciado regresso à social-democracia se concretizaria, por exemplo. Como é que isso se contrapõe a estas políticas de aumento dos impostos indirectos do PS?”, questiona o jurista, que esteve nos governos PSD-CDS de Durão Barroso.

Para José Eduardo Martins, é “tonto” não defender uma reposição de rendimentos dos portugueses, mas o caminho deve ser sobretudo o “do aumento dos rendimentos”.

Vera Jardim: "Bloco fala demais"

No debate desta semana, o socialista Vera Jardim criticou a atitude do Bloco de Esquerda – “fala demais para o meu gosto e em tempos que não são adequados” – e atribui um protagonismo crescente dos bloquistas face ao PCP a “uma forma de estar do Bloco, mais do que alguma coisa de ideologia”.

Vera Jardim considera, porém, que o primeiro-ministro conseguiu “com algum sucesso” pôr ordem nos discursos mais recentes do Bloco.

O histórico socialista espera que a plataforma que apoia o Governo não ceda. “Os partidos que apoiaram o PS pagariam um preço muito pesado se lançassem agora uma crise política. Faço votos para que isso não aconteça”, diz o antigo ministro da Justiça.

Sobre o posicionamento do PS no plano económico, entretanto desafiado pela bloquista Mariana Mortágua, que perguntou até onde está o PS “disposto a ir para constituir uma alternativa global ao sistema capitalista”, Vera Jardim lembra que os socialistas sempre defenderam a economia de mercado, mas não "o mercado à solta, de especulação, que pouco traz à economia".

José Eduardo Martins anota que “não deixa de ser irónico que, depois do Presidente Sampaio nos ter lembrado que há mais vida para além do défice, seja um governo do Partido Socialista a embandeirar em arco com números do défice”. É a vida, remata o social-democrata no mesmo tom.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carga fiscal?
    30 set, 2016 lx 14:01
    Onde andou este artista, "opositor" de Passos, durante os 4 anos que o seu correlegionário impôs o "maior aumento de impostos"? Mas esta gajada não tem nenhuma vergonha e arranja epítetos para enganar o zé povinho? Tão novinho e já tão formatado pelas universidades de verão dos PSDs!
  • De má memória
    28 set, 2016 Lisboa 16:11
    O COELHO FOI UMA DESGRAÇA. O COELHO GOVERNOU PARA CAIR PURA E SIMPLESMENTE NO ABISMO. ESTILHAÇOU O SPD E AINDA NÃO SE DIGNARAM SUBSTITUÍ-LO. POLÍTICAS ULTRALIBERAIS NÃO SERVIRAM OS PORTUGUESES . CRIOU À SUA VOLTA A IMAGEM DO MEDO,DA SUBMISSÃO À UE , UMA RECEITA BASEAda em impostos brutais , criticas ao TC etc.
  • juzze do vale
    27 set, 2016 Porto 21:46
    OH Eduardo....tão infeliz na entrada..á partida já eliminaste o eleitorado comunista! Ora como diz a "biblia eleitoral autarquica" não se pode riscar os cidadãos mesmo aqueles que tenham uma ideologia que não te agrada! Autarquicas..não são eleições para a Assembleia da Republica...é muito diferente. Desolado..com esta falta de estratégia politica....
  • Manuel Silva
    27 set, 2016 Pombal 21:31
    "(...)Apesar das recompensas oferecidas por Cícero para abandonarem Catilina, nem um único homem o abandonou. Catilina enfrenta o exército do senado numa desproporção de três para um, e perde inevitavelmente a batalha tendo o seu cadáver sido encontrado no meio dos seus inimigos isolado na linha da frente. É reconhecida pelos seus inimigos a sua bravura e nenhum corpo dos rebeldes foi encontrado com feridas nas costas. Disse Floro: «Bela morte, assim tivesse tombado pela Pátria.» (...)" Não sei se os pequenos proprietários não tem de ser defendidos é das catilinárias de outros quadrantes políticos.
  • António Lapa
    27 set, 2016 AMADORA 16:17
    O Dr. é lisboeta só que tem aquele "sotaque horrível", como ele próprio o intitulou. Vi-o fazer esta afirmação na tv.
  • Antonio Firmino
    27 set, 2016 Barcelos 15:26
    Óh Eduardo não deixas de ter razão.Mas olha tu com esse gaguejar permanente e essa dificuldade que tens em aclarar as tuas ideias não vais longe.O teu companheiro coelho ao menos fala e compreendemos o que quer dizer,agora tu tens dificuldade em expressares o que queres.Olha lá no teu circo eleitoral há muita trampa do teu partido e que saiba nada lá fizeste.Vieste para Lisboa envergonhado e agora com essa sociedade de advocacia já tens outro ar mais citadino.Antes tinhas um ar um pouco aparolado ,mas está bem ,estou contigo no que dizes, o teu partido e que é o meu nunca foi muito pródigo em ajudar os seus, mas as vezes revolta-me, mas depois penso que se calhar até provam que não são o PS que dá a mão a tudo e os militantes comem por tabela por querer dar aos esquerdistas aquilo que não dá aos seus que são sérios e honestos.Então este costa e com os rapazinhos com ideias mais para alem do socialismo democrático e social democracia está num caminho onde nunca se sabe onde termina. A ti recomendo-te que vás de vagar porque os teus tiques provincianos, donde me orgulho muito de ser, não se coadunam com o espirito citadino das grandes metrópoles.E assim darás sempre um ar de parolo. Faz como eu , vou à luta para vencer os convencidos que os da província são menos espertos,mesmo sendo Alentejanos.Como Minhoto que és pensava eu que eras mais esperto e recatado.Quando atacamos tem que ser à D. Afonso Henriques para não deixar dúvidas.A vitória será nossa.
  • José
    27 set, 2016 Porto 15:02
    O país continua a ser arruinado por este governo. A dívida pública voltou a subir em Agosto. que herança é que este governo vai deixar...
  • Moises
    27 set, 2016 Egipto 14:04
    Dr José Eduardo Martins: mantenha - se calmo e sereno. Lembro - lhe que à tempo para o diabo e tempo para Deus. Este é, sem dúvida , o tempo do diabo. À quatro anos atrás, o Dr Passos Coelho quis ser bombeiro e lançaram - lhe queimaduras profundas. Acusaram o de ter sido ele o incendiário. À dias , Pedro advertiu o PM invasor: os senhores estão a sujar a casa. Mas lembrem - se que desta vez vão ter de a limpar. Ora, na minha perspectiva , Pedro falou bem. Este é o tempo da mentira. Espere pelo tempo da verdade. Não tenha pressa . O povo português é muito cego. .. Boa tarde.
  • Moises
    27 set, 2016 Egipto 14:04
    Dr José Eduardo Martins: mantenha - se calmo e sereno. Lembro - lhe que à tempo para o diabo e tempo para Deus. Este é, sem dúvida , o tempo do diabo. À quatro anos atrás, o Dr Passos Coelho quis ser bombeiro e lançaram - lhe queimaduras profundas. Acusaram o de ter sido ele o incendiário. À dias , Pedro advertiu o PM invasor: os senhores estão a sujar a casa. Mas lembrem - se que desta vez vão ter de a limpar. Ora, na minha perspectiva , Pedro falou bem. Este é o tempo da mentira. Espere pelo tempo da verdade. Não tenha pressa . O povo português é muito cego. .. Boa tarde.
  • Ribeiro
    27 set, 2016 Ovar 13:46
    O PPD ainda não saiu do PREC. Este quer o lugar do Coelho mas fala como o farsola. Fala de “catilinária protocomunista”??? Como disse?

Destaques V+