Tempo
|
A+ / A-

Trump vs Clinton. Hillary vence primeiro debate presidencial

27 set, 2016 - 06:30

Durante mais de uma hora e meia, os candidatos à Casa Branca trocaram argumentos e, sobretudo, acusações. Racismo e economia foram os temas mais marcantes.

A+ / A-

Veja também:


A candidata democrata à Casa Branca venceu o primeiro frente-a-frente com o adversário republicano. É o que revela a sondagem da CNN feita logo a seguir ao debate, que decorreu na segunda-feira (madrugada de terça em Lisboa), na Universidade Hofstra.

A grande maioria dos eleitores (62%) que viram o debate na televisão considera que Hillary Clinton se expressou melhor do que Donald Trump e revelou mais conhecimento na maior parte das matérias, como segurança e organizações internacionais.

Por outro lado, 27% dos espectadores consideram que Donald Trump esteve melhor no debate.

O frente-a-frente durou 90 minutos, hora e meia de acusações cruzadas e interrupções mútuas, em que Hillary Clinton e Donald Trump quase ignorando quase por completo os esforços do moderador, o jornalista Lester Holt.

Hillary Clinton acusou Donald Trump de continuado comportamento racista. Numa menção à polémica suscitada por Donald Trump sobre se Barack Obama teria efectivamente nascido em território norte-americano, Hillary Clinton lembrou que a carreira política do candidato republicano começou com uma batalha judicial motivada por comportamentos xenófobos.

“O Donald começou a carreira política em 1973 sendo processado pelo Departamento de Justiça por discriminação racial, porque não alugou apartamentos a cidadãos afro-americanos que trabalhavam para ele. Ele queria certificar-se que as pessoas compreendiam que essa era a política. Na verdade, foi processado por duas vezes pelo Departamento de Justiça e tem um longo histórico de incitamento ao comportamento racista”, afirmou a candidata do Partido Democrata.

Do outro lado, Donald Trump criticou a condução da política económica da administração Obama, de que Clinton fez parte. O candidato republicano responsabiliza a adversária de ter contribuído para a perda de milhares de postos de trabalho nos Estados Unidos.

“Vejam o Ohio e todos os outros estados onde se perdem postos de trabalho e onde as empresas não aguentam. Hillary, gostaria de lhe perguntar isto: tem responsabilidades políticas há 30 anos. Por que razão só se preocupa em apresentar soluções agora?”, questionou o candidato apoiado pelo Partido Republicano.

Este foi o primeiro de três debates a caminho das eleições presidenciais norte-americanas marcadas para 8 de Novembro. Os próximos são a 9 e 19 de Outubro, ambos às 2h00 de Lisboa.

Antes, defrontam-se os candidatos a vice-presidente, Tim Kaine (democrata) e Mike Pence (republicano), que têm encontro marcado para a noite de 4 de Outubro (mesma hora em Portugal).


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kaykay
    27 set, 2016 Lisboa 11:27
    Nem pensar, a Hillary Clinton foi exposta para toda a gente ver, o senhor Trump falou sobre tantas coisas horríveis que ela fez e outras associadas à campanha dela... Aposto que só "ganhou" o debate porque jovens não vêm televisão e viram o evento na internet, mas pronto, qualquer pessoa com um cérebro funcional que oiça mesmo o debate em termos lógicos e não em apelos emocionais e shaming-language percebe logo quem foi o "Alfa" no mesmo
  • luis
    27 set, 2016 lisboa 10:08
    O Trump é o PSD dos USA.
  • Mafurra
    27 set, 2016 Lisboa 10:01
    JP - Estás-te a borrifar e depois passas o resto do ano a falar da América e dos americanos ? ? ?
  • José
    27 set, 2016 Lousada 08:13
    DT mal aconselhado, HC segura no não me comprometo, sondagens são como as agencias de rating classificam as economias como os interesses dos poderes querem.
  • JP
    27 set, 2016 Lisboa 07:24
    ESTOU-ME A BORRIFAR PARA AS ELEIÇÕES AMERICANAS.

Destaques V+