Tempo
|
A+ / A-

CDS admite acabar com isenção ao IMI para partidos e não só

27 set, 2016 - 00:00 • Eunice Lourenço

Partido apresenta esta terça-feira projecto de lei para acabar com isenção para os partidos.

A+ / A-

O CDS apresenta esta terça-feira o seu projecto de lei para eliminar a isenção de pagamento do IMI pelos partidos políticos e admite o fim de outras isenções deste imposto.

A intenção foi anunciada pela líder do partido, Assunção Cristas, e surge no âmbito da polémica sobre as isenções do IMI ao património da Igreja Católica.

“Quanto a outras isenções, certamente estaremos disponíveis para, caso a caso, porque cada caso é um caso e tem a sua especificidade avaliar, numa lógica mais global”, afirma o líder do grupo parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, em declarações à Renascença.

Os partidos, tal como os sindicatos, as confederações patronais, o património da Igreja usado para fins espirituais e as instituições sociais estão isentos de IMI.

Nuno Magalhães recusa, contudo, os receios de que esta proposta abra a porta a um discurso demagógico sobre os partidos. “Demagógico é estar a dizer que há um problema de proximidade entre eleitos e eleitores e depois pedir aos cidadãos e às empresas sacrifícios e os partidos não acompanharem”, afirma Nuno Magalhães, acrescentando que, para si, “os partidos políticos são essenciais para aquele que é, que se saiba, o melhor sistema de todos que é a democracia”.

No caso do CDS, se o seu projecto for aprovado, isso não afecta os custos da sua sede nacional, uma vez que é um edifício arrendado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    28 set, 2016 Lx 12:29
    O CDS-PP, abriga-se, como sempre. debaixo das instalações da igreja católica......mas que mal lhe fica (aos dois).
  • fanã
    27 set, 2016 aveiro 17:06
    E o silencio ensurdecedor sobre esta matéria até hoje..............????????????? .hipócrita !
  • Manuel Soares
    27 set, 2016 Caldas da Rainha 10:28
    Uma vergonha um governo que não tem ideias proprias que tem que andar a falar de aumentos disto e daquilo de ideias dos outros não pode governar um país em que o povo não lhe deu o poder para governar. Os portugueses já mostraram durante estes já longos anos que não querem externos tanto da direita como da esquerda
  • José Cunha
    27 set, 2016 Paredes de Coura 10:28
    Parabéns pela iniciativa do CDS á apresentação de proposta de lei que retira a isenção de IMI do património dos partidos até parece piada de carnaval, mas, é mesmo verdade o mais caricato é o PCP vir a lume com a isenção de IMI aos Partidos e IGREJA... Enfim, são sinais dos tempos!...
  • cascais
    27 set, 2016 Tires 10:25
    Mas quem é o c.d.s.não tem nem nunca teve expressão para falar como fala ,parece que se emacipou agora com Assunção Cristas,com ideias foi preciso que o Paulinho das feiras saísse,este partido não moral nenhuma para querer dar lições de moral a ninguém porque eles sempre defenderam os Poderosos deste País,no passado e presente a mim não me enganam.
  • Cecília
    27 set, 2016 Lisboa 10:08
    Em relação ao IMI, o que se vê é uma grande injustiça, porque é que algum património e não é tão pouco está isento de IMI? mesmo as instituições de solidariedade social deveriam de considerar o IMI no seu orçamento e caberia ao Estado colmatar alguma falta nas receitas. Também não vejo porque é que instituições religiosas não pagam IMI, não tem qualquer lógica, e o património dos partidos deveriam pagar IMI (claro o do CDS não paga porque é arrendado, o pagamento é feito pela pessoa proprietária).Aliás a haver IMI, que para mim poderia ser eliminado, deveria ser para todos os edifícios existentes no país.
  • CFM
    27 set, 2016 braga 10:05
    Isenção p/ os partidos a que prepósito? Quando estavas no governo aplicas-te o IMI p/ os locais considerados património protegido pela a Humanidade e agora queres tirar p/ os partidos? Somos todos iguais ou não, vivemos em que regime? Cada vez mais me convenço que paço a paço todos vão ter ao totalitarismo/Fascismo do doto fascista Salazar!!! O que vocês todos querem é POLEIRO/PODER mais NADA. O povo que se LIXE...Vigaristas, Corruptos...
  • TUGA
    27 set, 2016 LISBOA 09:44
    ACHO MUITO BEM ACABAR COM A MAMA A PARTIDOS, SINDICATOS, FUNDAÇÕES, FUNDOS, ETC., SÓ FOI NÃO SE TER LEMBRADO QUANDO FOI GOVERNO, LEMBROU-SE DE REINTRODUZIR O PLANTIO DE EUCALIPTOS, AGORA SÃO EUCALIPTOS POR TODO O LADO, QUANDO O NEGÓCIO DOS FOGOS DECRETAR A EPOCA DE INCENDIOS O CDS DEVERIA IR EM PESO AJUDAR OS BOMBEIROS!!!
  • José
    27 set, 2016 Aveiro 09:05
    Não estou a perceber! Então eles não estiveram lá 4 anos?
  • Pedro
    27 set, 2016 Braga 09:03
    Acho bem. Peca por ser tarde. Porque raio devem os partidos ter isenção do IMI e eu, como os restantes portugueses, pagarem pela sua casa/apartamento?

Destaques V+