Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NASA detectou possíveis emissões de vapor de água em lua de Júpiter

26 set, 2016 - 21:40

A confirmar-se a descoberta, a lua Europa será a segunda lua do sistema solar conhecida por ter emissões de vapor de água.

A+ / A-
NASA detectou possíveis emissões de vapor de água em lua de Júpiter
NASA detectou possíveis emissões de vapor de água em lua de Júpiter

A NASA informou esta segunda-feira que o telescópio Hubble espacial detectou possíveis emissões de vapor de água na gelada lua Europa, do planeta Júpiter.

“Localizamos possíveis emissões de vapor que emanam da Lua Europa de Júpiter, usando o Hubble”, afirmou, em comunicado, a NASA.

Segundo o comunicado, o telescópio fez imagens do que “podem ser emissões de vapor de água que emergem da superfície” da lua.

A descoberta aumenta a possibilidade de futuras missões à Europa analisarem o oceano gelado daquela lua, sem perfurarem o gelo, refere a NASA.

“O oceano da Europa é considerado um dos lugares que poderá abrigar vida no sistema solar”, disse o director interino de Missões de Ciência da NASA em Washington, Geoff Yoder.

As emissões atingem uma altura de cerca de 200 quilómetros de altura. A superfície da Lusa Europa tem um enorme oceano com duas vezes a água de todos os oceanos da Terra, mas o líquido está protegido por uma camada de gelo, cuja espessura é desconhecida.

Caso se confirme a descoberta anunciada, a Europa será a segunda lua do sistema solar conhecida por ter emissões de vapor de água.

Em 2005, a nave internacional Cassini, da NASA, detectou jactos de vapor de água e poeira na superfície da lua Enceladus, do planeta Saturno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+