Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confortavelmente abaixo ou acima dos 2,5%? Passos e Costa discordam

26 set, 2016 - 21:13

Enquanto o Governo diz que os dados do défice confirmam o bom rumo, o PSD acredita que os números finais provarão o contrário e diz que só “travagem a quatro rodas” de intenções dos socialistas permitiu os números hoje anunciados.

A+ / A-

Onde o Governo vê uma meta alcançada de forma confortável, o PSD vê razões para conter o optimismo.

Em causa estão os dados da execução orçamental até Agosto, conhecidos esta segunda-feira.

Os dados revelam, segundo o ministro das Finanças, uma descida do défice orçamental na ordem dos 81 milhões de euros porque a despesa pública aumentou menos que a receita. “Os objectivos orçamentais do Governo mantêm-se. A execução conhecida hoje do mês de Agosto mostra uma execução em linha com aquilo que vinha a acontecer nos outros sete meses do ano. Uma evolução rigorosa e contida da despesa, uma execução orçamental do lado da receita que está em linha com os desenvolvimentos macroeconómicos conhecidos, o mercado de trabalho, o crescimento bastante forte das contribuições sociais, no consumo e na receita bruta do IVA”, sublinhou Centeno.

Centeno insiste que “essa é a linha do Orçamento do Estado e os nossos objectivos mantêm-se”.

O primeiro-ministro mostra-se claramente optimista e continua a acreditar que o défice pode ficar abaixo do referencial dos 2,5%, estabelecido pela União Europeia.

“A União Europeia fixou um objectivo de 2.5%. Estamos confortáveis com essa meta e ficaremos abaixo da meta fixada pela UE. Conforme formos executando este ano veremos se ficamos mais próximos dos 2,2 ou 2,5. Agora, primeiro estamos abaixo dos 3%, estamos abaixo dos 2,7% da previsão, estaremos abaixo dos 2,5% do objectivo, pela primeira vez estaremos em condições para cumprir claramente o objectivo orçamental.”

Os números, segundo Costa, “confirmam que, tal como disse o Instituto Nacional de Estatística na sexta-feira passada, Portugal está a conseguir alcançar, de forma confortável, o seu objectivo orçamental.”

“O INE tinha-nos dado os dados do primeiro semestre, onde tivemos o défice mais baixo desde 2008 e com uma redução muito significativa em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os dados de hoje, dados até final de Agosto, revelam um crescimento do saldo primário positivo que é superior a 30% em relação ao ano passado e confirmam a tranquilidade com que o Governo tem encarado a execução orçamental deste ano”, conclui.

Já Pedro Passos Coelho não vê qualquer motivo para falar em conforto, pelo menos não no mesmo sentido. “Aquilo que são aparentemente as boas contas a serem apresentadas resultam do facto de o Governo estar a travar às quatro rodas a despesa que ele próprio tinha programado em termos de investimento público e de aquisição de bens e serviços. O Estado não está a realizar os contratos que se comprometeu a realizar, seja na compra de equipamentos, seja no investimento público.”

“Parece-me, ao contrário do que o Governo tem dito, que não haverá condições para ficar confortavelmente abaixo de 2,5%, acho que ficaremos confortavelmente acima disso”, afirma.

Na mesma linha Pedro Mota Soares, do CDS, mostra-se preocupado com os dados da execução orçamental. O CDS considera que “não são boas notícias” e provam o falhanço do modelo defendido pelo Governo do PS apoiado pela esquerda.

Bloco de Esquerda e Partido Comunista, que apoiam o Governo no Parlamento, também se congratularam com os resultados anunciados esta segunda-feira. Catarina Martins, do Bloco diz que estes revelam que “o diabo não chegou em Setembro” e que a direita “falhou em toda a linha nas previsões e na política”.

Já António Martins, pelo PCP, diz que “há que assinalar que, em termos de execução orçamental, a situação está, de facto, controlada e dentro daquilo que era previsto”, embora continue a insistir na necessidade de renegociação da dívida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A foto diz tudo...
    06 out, 2016 lisboa 22:59
    Só a postura nesta doto diz tudo... Reparem na personalidade e postura de um e a debochice de gozão de outro...
  • Eborense
    27 set, 2016 Évora 17:08
    A boyzada rosa anda eufórica com as aldrabices do Sr. Costa e companhia. Tanta é a euforia, que muitos nem conseguem raciocinar e pelo menos ter bom senso. Eu que não apoio esta geringonça, espero que o Sr. Costa tenha toda a razão no que diz, o que será bom para o País e portanto, para os portugueses. Perguntam-me se acredito? Não, não acredito nos números do Sr. Costa. Espero não ter razão.
  • Ricardo Dantas
    27 set, 2016 Canas de Senhorim 13:07
    E a PAF insiste em patranhas. Agora inventaram dívidas a fornecedores. Curioso nenhum fornecedor se chegar à frente e dizer: A mim devem-me tanto. O que vos custa é que era possível governar doutra forma, governar melhor, governar para os portugueses. Sois uma nódoa e estareis fora do governo durante muitos anos. Já era hora, ide lamuriar para outra freguesia.
  • Sequeira
    27 set, 2016 Mogadouro 12:12
    Os aziados da PAF espumam de raiva...a realidade é uma coisa tramada.
  • Americo
    27 set, 2016 Leiria 11:39
    Bom dia. Vejam as dívidas do SNS, contabilizem e façam as contas. Se somarmos a verba do investimento público de 2015 vejam a que número chegamos. É só truques.
  • Martins
    27 set, 2016 LX 11:17
    Este governo é brilhante... as contas do estado estão um mimo! Já as dívidas aos fornecedores do estado não param de aumentar. Verbas para investimentos congeladas e o dinheiro para as 35 horas onde anda?
  • Pedro Tibério
    27 set, 2016 Serpins 07:51
    Passos deixa de ser piegas
  • Passos Coelho
    27 set, 2016 lx 00:48
    O cancro deste país!...
  • Antonio Rodrigues
    27 set, 2016 Viseu 00:38
    Este Passos Coelho, é o espelho do condão da direita, de sacrificar os mais desfavorecidos em Portugal. É de lamentar que insista nas ideologias políticas na defesa dos poderosos, sacrificando ainda mais os pobres, à semelhança de Thrump. Tristes dos portugueses pobres, com a direita são sugados pelos vampiros, até ficarem só com os ossos.
  • isidoro foito
    26 set, 2016 elvas 23:08
    os fascistas do PSD e do CDS estão a precisar de ser vacinados contra a raiva , porque o rennie contra a azia já não faz efeito, expuliaram roubaram os desgraçados de quem trabalhava para arranjaram taxo para os seua amiguinhos das noitadas da juventude álcool e outras coisas mais

Destaques V+