Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos e Costa congratulam-se com votação de Guterres na ONU

26 set, 2016 - 20:14

O candidato português a secretário-geral das Nações Unidas tem vencido todas as votações informais, mas em Outubro será a valer e nada está garantido.

A+ / A-

O presidente do PSD congratulou-se com o resultado de António Guterres na quinta votação secreta ocorrida esta segunda-feira entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização.

“À medida que o tempo vem passando, e que estas votações ocorrem, se vai consolidando na imagem do engenheiro António Guterres a candidatura mais forte ao lugar de secretário-geral da ONU [Organização das Nações Unidas] e isso evidentemente eu quero sublinhar”, disse Pedro Passos Coelho, no final de uma visita ao Centro de Inovação Empresarial de Santarém.

O líder social-democrata elogiou o “trabalho importante feito pela diplomacia portuguesa" e destacou o facto de o ex-primeiro ministro português ter vindo "a ampliar a margem de conforto sobre outros candidatos”.

“Isso é um bom auspício. Não quer dizer que a eleição esteja decidida, ainda faltam momentos muito importantes até essa eleição, mas, até hoje, o caminho foi sempre no sentido de reforçar essa candidatura como a mais credível, com mais peso, e creio que a votação hoje divulgada aponta nesse sentido e isso merece a minha satisfação”, declarou.

O Governo português destacou que António Guterres “é consistentemente” o candidato a secretário-geral das Nações Unidas “com mais apoio”, merecendo “um reconhecimento genérico das suas qualidades”, após a vitória, esta segunda-feira, na última votação da primeira fase, e António Costa acredita que o resultado obtido é "a confirmação de que em cada uma das votações se gera um consenso. A melhor pessoa para a função é o engenheiro António Guterres. Isso é algo que nos deve encher a todos de orgulho e acho que é algo muito positivo.”

Guterres teve 12 votos “encoraja”, dois “desencoraja” e um “sem opinião”, precisamente o mesmo resultado da última votação, que ocorreu a 9 de Setembro, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

A votação de hoje encerra o primeiro ciclo da eleição, já que na próxima votação, prevista para a primeira semana de Outubro, serão diferenciados, com boletins de cores diferentes, os votos dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China, com poder de veto) e os restantes membros não permanentes do Conselho.

[Notícia actualizada às 20h57]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tadeu Rilvas
    27 set, 2016 Francelos 12:16
    O coelho queria mesmo era que fosse a madrinha dele a lutar pelo lugar. A frau merkel é que era não é Coelho?
  • Zé Nabo
    27 set, 2016 Porto 02:48
    Mas o que é que este gabirú tem a haver com isso?... Hipócrita.
  • O Cinico
    27 set, 2016 lx 01:21
    Maior hipócrita não existe ao de cima da terra! Aldrabão e velhaco!
  • barsanulfo
    26 set, 2016 alcains 22:46
    O cinismo mais primário personificado neste triste traste.Ele adoraria que fosse o Prof. Catedrático, distinto Presidente do Rancho Folclórico de Tomar, Dr. Ervas, o candidato do PSD á nomeação... AHAHAHAHAHA Simplesmente miserável!
  • Ribeiro
    26 set, 2016 Ovar 20:38
    O Passos quer mesmo é que ganhe o alemão.

Destaques V+