Tempo
|
A+ / A-

Fotografia

Uma arma, uma mulher e uma Síria em ruínas na foto vencedora do prémio Emergentes dst

26 set, 2016 - 17:51

Sonja Hamad fala sobre as mulheres que, "sem medo da morte e com paixão pela sua pátria e ainda com o amor pelas suas famílias", lutam corajosamente contra o Estado Islâmico.

A+ / A-

O júri do Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst 2016 elegeu a fotógrafa síria Sonja Hamad como a grande vencedora do galardão pelo seu trabalho “Jin - Jiyan - Azadi | Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters” sobre mulheres combatentes em Rojava, no Curdistão ocidental.

O trabalho de Hamad fala sobre estas mulheres que, como e lê no comunicado do prémio, “sem medo da morte e com paixão pela sua pátria e ainda com o amor pelas suas famílias, lutam corajosamente contra o grupo fortemente armado da Síria”, o autoproclamado Estado Islâmico.

O júri considerou este trabalho “o mais relevante e pertinente desta edição, por reunir um conjunto de características conceptuais, visuais e técnicas únicas”. O prémio atribuiu a Sonja Hamad um valor pecuniário de 7.500 euros, sendo e o trabalho vencedor será exposto na edição 2018 do Festival Encontros da Imagem.

O Prémio Emergentes dst concedeu ainda uma menção honrosa a Christiane Peschek, pelo seu trabalho “The Fear Theories”.

A entrega do Prémio Emergentes dst marcou o encerramento da Opening Solar Week, semana inaugural da 26ª Edição do Festival Encontros da Imagem, este ano dedicada ao tema “Felicidade, um lugar ao Sol”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sérgio
    26 set, 2016 Barreiro 20:08
    Leia a notícia amigo. Elas estão a combater o Estado Islâmico, não o exército Sírio.
  • Miguel Botelho
    26 set, 2016 Lisboa 19:44
    É inacreditável esta propaganda, à volta de mulheres que lutam o exército sírio. E o exército sírio? Não falam? Não escrevem? Estes homens do exército sírio são, de facto, os heróis da guerra. Se não fossem eles, Damasco já tinha sido tomada e levada ao caos, como foi Benghazi e Tripoli. Que vergonha de notícia!

Destaques V+