Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confederação de pais contra distribuição de contraceptivos nas escolas

26 set, 2016 - 13:17 • Henrique Cunha

O presidente da Confap sugere "educação para a sexualidade nas escolas", promovendo "o esclarecimento dos jovens dos perigos que a sexualidade pode envolver".

A+ / A-

A Confederação das Associações de Pais (Confap) considera que a distribuição de forma isolada de contraceptivos nas escolas básicas e secundárias levará ao facilitismo e terá consequências imprevisíveis.

"O preservativo é sempre uma solução 'remediativa' que não é obviamente a solução. De forma isolada uma solução desse tipo, sem qualquer tipo de esclarecimento, sem informação leva a um facilitismo e pode levar a consequências imprevisíveis também”, diz à Renascença o presidente da Confap, Jorge Ascensão.

A Confap reage, deste modo, ao projecto de resolução apresentado pelo PS no parlamento, recomendando o cumprimento efectivo de um diploma de 2009, no qual a medida de distribuição de contraceptivos está prevista.

Em alternativa à proposta socialista, Jorge Ascenção aponta "educação para a sexualidade nas escolas", promovendo "o esclarecimento dos jovens dos perigos que a sexualidade pode envolver", de modo a que tenham "a clareza e o espírito crítico das responsabilidades que alguns actos implicam".

O PS quer que a distribuição gratuita de contraceptivos nas escolas básicas e secundárias, prevista na lei desde 2009, seja totalmente aplicada.

A deputada Inês Lamego, que entregou o projecto de resolução, argumenta, em declarações à Renascença, que "tem sido reportado pelos agentes escolares alguma falta de preparação, inclusivamente dos professores".

"A articulação com as unidades de saúde também não tem sido a mais eficaz e os veículos que existem para prestação deste tipo de apoio, que são os gabinetes de informação e apoio ao aluno não procedem à distribuição desses materiais", acrescenta a parlamentar do PS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tempo Novo
    27 set, 2016 Santarém 23:35
    Os filhos de cada um passam a estar agora entregues a esta troika de esquerda donos e senhores disto tudo, eles mandam e impõem e os pais terão que se limitar a esta onda edeológica sem tão pouco serem vistos ou achados nas suas decisões.
  • Viriato
    26 set, 2016 Condado Portucalense 23:01
    A esquerdalha caviar ao serviço do mal. Está a decorrer um processo revolucionário em curso da pouca vergonha. Esta esquerdalha de assalto aos últimos baluartes da educação e formação cívica dos nossos filhos em complemento ao que é dado pelos pais biológicos. Ainda hei-de ver proposto por essa esquerdalha daqui a uns aninhos a legalização do incesto e tornar a pedófila um transtorno stress-traumatico e logo tolerável. Verdadeiro portugueses nas próximas eleições vamos acabar com a influência destes parasitas dando força ao PARTIDO NACIONAL RENOVADOR e acabar com influências de comportamentos de animais selvagens na nossa sociedade.
  • Manuel
    26 set, 2016 Coimbra 17:09
    (continuação do comentário anterior) …, 4.) a redução do ser humano à condição comparável à de «uma sevandija»/«um parasita» para exploração mercantil (direta/indireta) da libido alheia e/ou dos estados alterados relacionados com o «sistema fisiológico» (o qual tem relação com a maturidade afetiva), incluindo os casos de natureza patológica, 5.) os cinismos e «parafilias» sexuais (no sentido egoístico/egocêntrico expresso na matriz etimológica do termo) não só as masculinas mas também as femininas, 6.) viçar/fomentar estados definhados/ofuscados/decadentes de consciência (caracterizados por um nível de superficialidade tal, ao ponto de ocorrer a manifestação de volatilização/perda/ausência da noção de que o ser humano não é um objeto descartável nem uma mercadoria de uma montra comercial). Por tudo isso deveria ser obrigatório nas embalagens de contracetivos e nos dispositivos de venda dos mesmos que já existem, estar disponibilizada informação, para as pessoas que necessitem, pretendam e queiram ter acesso a auxílio especializado, confidencial e discreto, para tratar e emancipar-se das parafilias sexuais e/ou de outras desordens de natureza sexual que possam ter.
  • Manuel
    26 set, 2016 Coimbra 17:07
    É hediondo e repugnante a intenção de tal distribuição, em vez da efetiva preferência pela promoção do Civismo, dos Valores e da formação sobre a sexualidade (no contexto da formação para a maturidade afetiva e as suas inerências orgânicas), sobretudo por ocorrer sem o consentimento dos pais e tendo em conta os vários géneros de imaturidade (não só a afetiva) próprios nessa terna idade (muitas vezes também os pais tem problemas de maturidade), isto, além da incompleta formação do carácter, próprio nessa terna idade. Por conseguinte, assim como em relação à prostituição, é hediondo e repugnante tal intenção, atendendo ao facto de que não é humanamente lícito a ninguém, nem sequer ao Estado, promover: 1.) ou estimular/facilitar a redução do ser humano à condição comparável à de um objecto, 2.) a exibição (redução) de uma ou mais pessoas (praticada por alguém relativamente a si mesma(o) e/ou relativamente a outra(s) pessoa(s)) à condição comparável à de um simples objecto/«objecto blasonado» para captar/'arrebanhar' os sinais referentes aos respetivos feedbacks, 3.) a redução do ser humano à condição comparável à de «um títere que trejeita»/«uma alimária, sob capa de aparência humana» (para fomentar o crescimento e a fidelização da respectiva corte, igualmente animalizada em tal mercantilização aviltante e bárbara), ... (continua no comentário seguinte)
  • Manuel
    26 set, 2016 Coimbra 17:01
    É deplorável que transformem as escolas públicas em meios para difundir/impor a ideologia sexual do Estado por parte de quem governa (e/ou a ideologia sexual dos professores). Muitos adolescentes já recebem formação sobre a sexualidade (aparelhos reprodutores, métodos contracetivos e importância do preservativo na prevenção de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis), portanto, que informação pensam que lhes está a faltar para haja diminuição dos casos de VIH/SIDA e/ou da taxa de gravidez na adolescência??? Não é fragilizando a instituição familiar (como tem vindo a acontecer) que se resolve isso. Pretenderão com esta medida melhorar as avaliações dos alunos nos testes e/ou resolver as faltas de atenção nas aulas??? A «educação sexual» está intimamente ligada ao afeto e ao amor, e não é desligável da Moral; nisso não cabe ao Estado substituir as famílias a fim de difundir/impor a sua ideologia sexual. No que se refere à «educação sexual» tem-se também o facto dos rapazes e raparigas terem um desenvolvimento sexual desfasado, daí que, o que é adequado para uns é extemporâneo para os outros.
  • graciano
    26 set, 2016 alemanha 14:12
    a educacao sexual deve ser dada pelos pais e nao nas escolas nem por professores --na escola deve se formar os jovens para o trabalho para a vida mas esse pais e governado por ignorantes por pessoas que nao sabem o que e moral honestidade lealdade e por isso que esse pais esta como esta porque um burro relincha e os outros burros acham lhe graca e relincham tambem e o ze povinho tem que pagar a esses burros para eles relincharem aja paciencia para suportar tanta burrice

Destaques V+