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O que vai mudar na Uber e na Cabify?

26 set, 2016 - 13:13

Plataformas electrónicas de transportes vão ser reguladas. Saiba o que vai mudar.

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O Governo vai regulamentar a actividade de plataformas electrónicas como a Uber e a Cabify até ao final do ano. Está pronto o decreto-lei que regula esta actividade e o diploma segue esta semana para os parceiros do sector para um período de consulta pública de dez dias.

O executivo defende que táxis e serviços como a Uber, que apelida de TVDE (Transporte em Veículos Descaracterizados), têm “natureza” diferente.

Se o sector do táxi está sujeito “a obrigações e benefícios fiscais, como reduções no imposto do veículo, incluindo combustíveis, majoração em sede de IRC e isenção do selo do carro”, o TVDE é uma “actividade privada de mero interesse público”, mas sem “obrigações nem benefícios de serviço público”, explicou o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, ao “Jornal de Negócios”.

A partir das notícias e entrevistas ao ministro publicadas esta segunda-feira pelo “Jornal de Negócios”, “Público” e “Diário de Notícias”, a Renascença resume o que vai mudar e compara com a legislação actual aplicável aos taxistas.


- Os motoristas terão uma formação mínima de 30 horas (dada por escolas de condução), em áreas como a comunicação e a resposta a situações de emergência, e um título de condução específico. Os taxistas têm hoje 150 horas de formação. Não está no “calendário imediato” mudar a lei do táxi.

- Os carros de plataformas como a Uber não poderão ter mais de sete anos. Os táxis não têm limite de idade.

- As empresas que transportem passageiros em veículos descaracterizados não terão benefícios fiscais, como é o caso da isenção do Imposto Único de Circulação (de 70% a 100%) e das deduções de IVA de que os taxistas gozam.

- Os veículos descaracterizados passam a ter de estar identificados com um dístico, de forma semelhante aos taxistas.

- Os carros de plataformas como a Uber terão de ter um seguro semelhante ao dos táxis.

- A fixação de preços cabe à plataforma e tem de estar disponível na mesma.

- Os condutores dos veículos descaracterizados serão obrigados a emitir uma factura electrónica. Os táxis estão obrigados apenas à emissão de factura em papel.

- Os motoristas que integram a rede destas plataformas não poderão apanhar clientes que lhes peçam parar na rua nem usar praças de táxis . A angariação de clientes fica restrita a aplicações informáticas. Também não poderão usar os corredores reservados para transportes públicos nas cidades.

- As plataformas serão consideradas fornecedoras de serviços de tecnologia, mas terão de pedir autorização, válida por cinco anos , ao regulador dos transportes para funcionar.

Comentários
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  • Pat-bel
    29 nov, 2016 Porto 16:05
    Governo que publique decreto lei
  • Nivaldo
    27 set, 2016 São Paulo 16:14
    Eu sou Uber do geito que está não pode ficar 25%pra Uber e muito e tem que ter um limite de carros se não os motorista vão falir e só a Uber e o passageiros vão lucrar os motorista também merece lucrar e eles que fazem o serviço
  • Erison Santos
    27 set, 2016 São Paulo/Brasil 15:03
    Eu sou taxista, entendo que é normal existir concorrência, mas aqui no Brasil está empresa não respeita as leis existente. Da para trabalhar uber e taxis, mais não pode ser do jeito que está, deveria ter um limite de carros cadastrados assim como é o taxi. Aqui um carro no taxi pode ter até 10 anos, mais o mercado exige mais conforto, por está razão os taxitas trocam de carros de 3 em 3 anos. Acredito que se as autoridades não tomar providencias em 4 anos teremos tanto taxi com uber prestando serviços precários, pois não terão condições para está trocando de carros. E que irar perder sempre é o conssumidor.
  • Fernando Gouveia
    26 set, 2016 Suiça 18:28
    Vejo tambem alguns "clientes" a dizerem o seguinte; Quando as viagens sao curtas tratam mal e dizem palavroes. Peçam a uber um seviço do Aeroporto de lisboa para a Portela e vao ver a resposta. Neste momento nao temos carros disponiveis. Facil falar de barriga cheia. Claro que sao simpaticos os serviços sao invariavalmente BONS. Os sr.s que trabalham na uber se sao assim tao exelentes tirem o cap e vao trabalhar como taxistas pois oferta nao falta. Ja agora estarei enganado ou em 2014 foi dito que havia 800 taxis a mais em Lisboa por um sr. chamado Antonio qualquer coisa entao presindente da camara de Lisboa? A memoria é curta
  • Manel
    26 set, 2016 Lisboa 17:31
    Os taxistas estão mal vistos é um facto, mas por uns pagam os outros. O sucesso da UBER é a garantia de ter um transporte rápido com alguém ao volante treinado para não ser um energúmeno. Ora a solução passa por dar garantia aos consumidores que os maus profissionais serão afastados do contacto com o publico, avaliados na hora, e que a classe os retire de circulação sempre que existirem queixas devidamente comprovadas. Recordo-me que nos tempos da "outra senhora" os taxistas tinham de estar fardados, parece irrelevante mas como temos profissionais do volante em calções e fato de treino, as suas atitudes alarves, por vezes estão de acordo com o traje. Impor uma farda é fundamental, quem não quiser que deixe de ser taxista e vá para a tasca comer caracóis e beber umas "bejecas".
  • Fernando Gouveia
    26 set, 2016 Suiça 17:12
    Boas tardes, Sou emigrante na Suiça e adqueri uma Licença de Taxi em Agosto ultimo pela modica quantia de 94.500€, com a ideia de regressar ao meu Pais no fim do.ano. Mais, tenho um afilhado com 21 anos acabado de se formar em Zoologia e como nao consegue arranjar em emprego paguei-lhe o CAP para poder trabalhar comigo e assim ter um futuro. Agora com esta decisao ja tomei tambem eu uma decisao. Fico na suiça e ja tenho a respectiva licença a venda. Bem hajam responsaveis Portugueses Quanto aos comentaristas que por aqui abundam com os mais variados disparates e ordinarices so digo o seguinte: VERGONHA concordarem com uma medida que so nesse pais, pois toda a EUROPA esta a recusar. Sem outro assunto
  • Madala
    26 set, 2016 Évora 16:59
    150 horas de formação? Não acredito! Há cada taxista que devia estar em casa de grosseiros que são. Há carros que nem deviam andar nas estradas e os da Uber não podem ter mais de sete anos, porquê? Nunca falo com nenhum taxista para não ouvir conversas de treta... futebol, politica à moda deles, religião (testemunhas de Jeová), efc.
  • João Delgado
    26 set, 2016 Lisboa 16:56
    Deve haver vários tipos de oferta. Os Taxistas têm o seu lugar e a Uber e afins também. Com direitos e deveres.Nenhum conceito se deve sobrepor ao outro. É muito bom haver várias alternativas para a mobilidade.
  • Rui Parada
    26 set, 2016 Maia 16:44
    Até que enfim...bem vindos novos operadores e concorrentes.
  • COUTO MACHADO
    26 set, 2016 PORTO 15:32
    DE VEZ EM QUANDO, EM PORTUGAL, APARECEM COISAS QUE DÃO A IMPRESSÃO DE NOVIDADE. ORA VEJAMOS: NOS ANOS CINQUENTA, AQUI NA CIDADE DO PORTO, JÁ EXISTIA UMA ESPÉCIE DE UBER E QUE FUNCIONAVA OMBRO A OMBRO, COM OS TAXIS. A EMPRESA, TINHA CINCO TAXIS COM A LETRA "TAXI" E MAIS QUATRO SEM LETRA IDENTIFICADORA. TINHA TAMBÉM UMA FROTA DOS CHAMADOS CARROS DE LUXO, QUE ERAM REQUISITADOS POR PARTICULARES E/OU EMPRESAS, BEM COMO UMA PEQUENA FROTA DE VIATURAS DE ALUGUER SEM CONDUTOR. TUDO LEGALIZADO, DADO QUE NAQUELES TEMPOS, NAO SE BRINCAVA COM AS AUTORIDADES. GOSTAVA QUE ALGUÉM ME EXPLICASSE, COMO SE EU FOSSE MUITO BURRO, A DIFERENÇA ENTRE ESSAS SITUAÇÕES.

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