26 set, 2016 - 10:18
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É caso para dizer que a liberdade fica cara. Cerca de um mês depois da entrada em vigor da nova lei sobre as comunicações electrónicas, a associação de defesa do consumidor Deco diz que a lei está a ser usada para prejudicar os consumidores.
Os contratos sem fidelização, avisa a associação, custam o dobro face à opção que impõe 24 meses, enquanto os custos de instalação aumentaram na maioria das operadoras de um máximo de 300 para mais de 400 euros.
A Deco denuncia também que as vantagens para os clientes estão a ser sobrevalorizadas. Por exemplo, num pacote com mensalidade de cerca de 43 euros, há operadores a valorizar as ofertas em mais de 850 euros.
A associação de defesa do consumidor promete, por isso, fazer queixa junto da Autoridade da Concorrência e também do regulador das telecomunicações.
Ao mesmo tempo, a Deco quer sensibilizar os grupos parlamentares para a necessidade de clarificar algumas normas da legislação que tinha como um dos objectivos permitir que os consumidores não ficassem presos ao período de fidelização com as operadoras.