Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uber a caminho da legalização. Táxis vêem uma “indústria a ser espezinhada"

26 set, 2016 - 09:08

Diploma que Governo pretende aprovar até final do ano não chega para pacificar o sector, que mantém a mega manifestação de dia 10 de Outubro. “Porque nunca mais haverá paz social nos transportes”.

A+ / A-

Veja também:


As duas associações representativas dos taxistas mostram-se descontentes com a pretensão do Governo de legalizar as plataformas digitais de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify.

“Há uma indústria que está a ser espezinhada por uma empresa que apareceu pelas mãos não se sabe de quem e que está a ter o apoio de alguns políticos”, acusa o presidente da ANTRAL (associação nacional dos transportadores rodoviários em automóveis ligeiros), em entrevista à Renascença.

Segundo a imprensa desta segunda-feira, o diploma está pronto para ir para discussão pública e prevê que os carros ao serviço das plataformas electrónicas passem a ter seguro igual aos táxis, motoristas com formação e título profissional. Os carros não poderão andar na faixa “Bus” nem ter mais de sete anos.

As regras vão ao encontro de algumas das exigências que têm sido feitas pelos taxistas, mas não são suficientes para desmarcar a manifestação marcada para dia 10 de Outubro.

Florêncio Almeida questiona, porque exemplo, porque é que o tempo de formação para os taxistas é bastante superior ao exigido para os motoristas que trabalham para as plataformas (125 horas para uns, contra apenas 30 para os outros).

A mesma questão é levantada por Carlos Ramos, da Federação Portuguesa do Táxi, que, no que toda aos preços praticados, pergunta se a nova lei determina qual o valor mínimo do serviço e se permite que as plataformas prestem serviços de valor abaixo do custo para esmagar o sector do táxi.

Florêncio Almeida não tem dúvidas:não há preços mínimos para eles e vão fazer a cartelização, vão tentar arruinar com o sector dos táxis para depois cobrarem os preços que entenderem”.

Por tudo isto, o presidente da ANTRAL garante que “o sector está unido” e que vai “estar [em protesto] os dias que forem necessários, pelo tempo fora, porque nunca mais haverá paz social nos transportes ocasionais de passageiros se esses senhores forem legalizados”, garante Florêncio Almeida.

Do lado da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos considera mesmo que o projecto de diploma “veio agudizar o problema, porque não diz nada”.

Ambas as associações criticam, de resto, o facto de o Governo não ter dado conhecimento prévio do projecto de diploma. Por isso, ANTRAL e Federação Portuguesa do Táxi marcaram uma reunião para esta manhã, com vista a analisar e tomar uma posição conjunta sobre o documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Outras Industrias
    10 out, 2016 Trofa 16:59
    Acabar com as offshores Salários iguais para trabalhos semelhantes dentro da UE Devolver os impostos anteriormente cobrados, como os alvarás...
  • Outras Industrias
    10 out, 2016 Trofa 16:56
    Acabar com as offshores Salários iguais para trabalhos semelhantes dentro da UE Devolver os impostos anteriormente cobrados, como os alvarás...
  • josé
    26 set, 2016 lousada 14:39
    Desde que haja exigências iguais para o exercício de qualquer atividade, todos devem poder exercer a mesma. seja transportes ou outra coisa qualquer. Se cumpre os requisitos legais então que se faça a vida e vá trabalhar.
  • José Cruz
    26 set, 2016 Porto 14:04
    Coitados dos Taxistas ainda vivem num mundo que não existe mais. O que dizer da Staples com as pequenas livrarias, o IKEA com as empresas de móveis, e os supermercados com as lojas de rua? Querem protecção, quem não gostava, até qualquer trabalhador também gostava de ter emprego para a vida...
  • José
    26 set, 2016 Sintra 14:04
    Os táxis sem condutor estão a chegar...
  • dino
    26 set, 2016 faro 13:53
    Os fogareiros assados porque vão perder o monopólio...carga de água? Venha a Uber e venham muitas mais!
  • Mr Concorrencia
    26 set, 2016 Algarve 13:51
    Ate quem enfim temos concorrencia neste monopolio, venha a UBER e escolha para o cliente.
  • Miguel
    26 set, 2016 Faro 13:30
    Para Antonio 26 set, 2016 Lisboa 12:43 - então é só criar a empresa. tenho a certeza que se oferece melhor as pessoas irão concerteza utilizar o seu serviço. Já agora, a cabify foi fundada em Espanha e não nos Estados Unidos. Concorrencia é sempre bem vinda!!!!
  • Viriatvm
    26 set, 2016 messines 13:25
    Pelo modo que que um taxista me tratou outro dia, que venha a Uber dado que muitas vezes literalmente abusam da situação de monopólio que detêm.
  • 26 set, 2016 Lisboa 13:21
    Já não era sem tempo. Estamos fartos de ser enganados, pagamos automóveis e transportam-nos em autênticas carroças de lixo!

Destaques V+