Tempo
|
A+ / A-

PS quer distribuição de contraceptivos nas escolas tal como manda a lei

26 set, 2016 - 07:55

Lei de 2009 nunca foi posta em prática. Socialistas defendem ainda extensão da educação sexual ao ensino superior.

A+ / A-

O PS quer que sejam distribuídos contraceptivos nas escolas básicas e secundárias. A lei existe desde 2009, mas nunca foi aplicada.

Segundo o jornal “Público”, a deputada socialista Inês Lamego é autora de projecto de resolução entregue no Parlamento que recomenda ao Governo o cumprimento efectivo do diploma.

Actualmente, os alunos que se dirigem aos Gabinetes de Informação e Apoio são encaminhados para os centros de saúde.

O Partido Socialista pede agora ao Governo que aplique a lei, justificando o pedido com o número de novos casos de VIH/sida e elevada taxa de gravidez na adolescência.

Pelo mesmo motivo, os socialistas defendem o reforço da “carga horária dedicada à educação sexual” e que, como instrumento disso mesmo, os Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno se estendam às universidades e politécnicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tempo Novo
    27 set, 2016 Santarém 00:13
    Os valores humanos e éticas para a esquerdalha que governa e os que a sustentam são quanto mais extravagância melhor e mais, sentem-se no direito de tudo impor sem consulta prévia dos progenitores como sejam donos disto tudo, por este caminhar irão chegar ao ponto de imporem o sexo nas escolas com preservativo como forma prática de ensaio e prevenção da gravidez.
  • Manuel
    26 set, 2016 Coimbra 17:24
    É deplorável que transformem as escolas públicas em meios para difundir/impor a ideologia sexual do Estado por parte de quem governa (e/ou a ideologia sexual dos professores). Muitos adolescentes já recebem formação sobre a sexualidade (aparelhos reprodutores, métodos contracetivos e importância do preservativo na prevenção de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis), portanto, que informação pensam que lhes está a faltar para haja diminuição dos casos de VIH/SIDA e/ou da taxa de gravidez na adolescência??? Não é fragilizando a instituição familiar (como tem vindo a acontecer) que se resolve isso. Pretenderão com esta medida melhorar as avaliações dos alunos nos testes e/ou resolver as faltas de atenção nas aulas??? A «educação sexual» está intimamente ligada ao afeto e ao amor, e não é desligável da Moral; nisso não cabe ao Estado substituir as famílias a fim de difundir/impor a sua ideologia sexual. No que se refere à «educação sexual» tem-se também o facto dos rapazes e raparigas terem um desenvolvimento sexual desfasado, daí que, o que é adequado para uns é extemporâneo para os outros.
  • martins
    26 set, 2016 dortmund 14:19
    PS quer distribuição de contraceptivos nas escolas tal como manda a lei-- lei essa criada no governo do ps liderado pelo socrates ia aqui dizer o que pensso dessa lei e do ps be pcp mas nem vou perder meu tempo a comentar so digo lamentavel essa lei sr costa
  • graciano
    26 set, 2016 alemanha 13:54
    mais uma boa lei criada no governo socrates qualquer dia vao criar uma lei que logo na maternidade os recennascidos teram que fazer sexo obrigatorio isso so acontece num pais de 3 mundo estou na alemanha meus netos andam na escola e na escola nao se fala em sexo sou da velha geracao uma geracao em que se defendiam os valores morais do ser humano houvi o costa dizer que a mortandade infantil tinha deminuido eu digo olhem que nao olhem que nao vejam as estatiscas quantos abortos ja foram feitos este ano fazer um aborto e matar uma crianca ou sera que matar um velho de 80 anos e diferente de matar uma crianca com um mes a juventude devia ser mentalizada para a lealdade e nao para a postituicao lamento que mais uma vez o povo portugues tenha que pagar os caprixos de governantes que em vez de estarem no governo deviam ser colocados no inferno
  • fr
    26 set, 2016 portugal 11:38
    lol devo ter perdido o melhor da vida então estou a terminar o superior e de relacoes sexuais nada
  • Manuel
    26 set, 2016 Coimbra 11:26
    (continuação do comentário anterior) … 4) a redução do ser humano à condição comparável à de «uma sevandija»/«um parasita» para exploração mercantil (direta/indireta) da libido alheia e/ou dos estados alterados relacionados com o «sistema fisiológico» (o qual tem relação com a maturidade afetiva), incluindo os casos de natureza patológica, 5) os cinismos e «parafilias» sexuais (no sentido egoístico/egocêntrico expresso na matriz etimológica do termo) não só as masculinas mas também as femininas, 6) viçar/fomentar estados definhados/ofuscados/decadentes de consciência (caracterizados por um nível de superficialidade tal, ao ponto de ocorrer a manifestação de volatilização/perda/ausência da noção de que o ser humano não é um objecto descartável nem uma mercadoria de uma montra comercial). Por tudo isso deveria ser obrigatório nas embalagens de contraceptivos e nos dispositivos de venda dos mesmos que já existem, estar disponibilizada informação, para as pessoas que necessitem, pretendam e queiram ter acesso a auxílio especializado, confidencial e discreto, para tratar e emancipar-se das parafilias sexuais e/ou de outras desordens de natureza sexual que possam ter.
  • Manuel
    26 set, 2016 Coimbra 11:24
    É hediondo e repugnante tal intenção, em vez da efetiva preferência pela promoção dos Valores e da formação sobre a sexualidade (no contexto da formação para a maturidade afetiva e as suas inerências orgânicas), sobretudo por ocorrer sem o consentimento dos pais e tendo em conta os vários géneros de imaturidade (não só a afetiva) próprios nessa terna idade (muitas vezes também os pais tem problemas de maturidade), isto, além da incompleta formação do carácter próprio nessa terna idade. Por conseguinte, assim como em relação à prostituição, é hediondo e repugnante tal intenção, atendendo ao facto de que não é humanamente lícito a ninguém, nem sequer ao Estado, promover: 1) ou estimular/facilitar a redução do ser humano à condição comparável à de um objecto, 2) a exibição (redução) de uma ou mais pessoas (praticada por alguém relativamente a si mesma(o) e/ou relativamente a outra(s) pessoa(s)) à condição comparável à de um simples objecto/«objecto blasonado» para captar/'arrebanhar' os sinais referentes aos respetivos feedbacks, 3) a redução do ser humano à condição comparável à de «um títere que trejeita»/«uma alimária, sob capa de aparência humana» (para fomentar o crescimento e a fidelização da respectiva corte, igualmente animalizada em tal mercantilização aviltante e bárbara), ... (continua no comentário seguinte)
  • Sofia
    26 set, 2016 Lisboa 11:15
    Os jovens não têm que pensar pela cabeça destes políticos! Deixem-nos em paz, temos autonomia, não precisamos de conselhos de esquerda ou de direita.....
  • José Oliveira
    26 set, 2016 Rio Tinto 11:03
    Exelentíssimos Políticos . Eu sei que sou do Século passado , mas estas coisas incomodam-me , porque tenho filhos e já netos na idade destas crenças do Diabo . O SEXO é uma condição «ÍNTIMA» DA VIDA DE CADA UM» Isto na rua é um espectáculo pronográfico e há crianças que ainda tem o bom senso de virarem a cara e desviarem-se . Os políticos que invocam estas leis deviam pensar que para usar um preservativo tem que haver um local reservado para tal . Inclusive estas conversas deviam ter uma bolinha vermelha bem visível . Duvidam que a minha geração foi mal educada sexualmente ??? Comparem as mesmas coisas "antes e depois " Tinha-se na consciência que a homossexualidade ´««« É »»» uma doença que pode ser tratada mantendo um sigilo confortável . Tudo o que se passa hoje é anti-Natureza que a dita NATUREZA tem que ser respeitada . Como A respeitam os animais irracionais ,que dão grandes exemplos aos que se julgam RACIONAIS..

Destaques V+