Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PP mantém Galiza, PNV vence no País Basco

25 set, 2016 - 19:08

Na Galiza, há maioria absoluta. Já na Euskadi, o maior partido do País Basco, terá de negociar.

A+ / A-

O Partido Popular (PP, direita) ganhou as eleições legislativas regionais na Galiza com maioria absoluta, mantendo 41 deputados em 75, e garantindo para Alberto Núñez Feijóo a continuação à frente da Xunta (governo regional).

O PP espanhol, de centro-direita, repetiu a vitória nas eleições regionais na Galiza com maioria absoluta. Já no País Basco o triunfo sorriu ao PNV, partido nacionalista basco.

Com 98,6 % dos votos escrutinados, a formação En Marea (coligação que agrupa, entre outros, os partidos de esquerda Podemos e Esquerda Unida) conseguiu ultrapassar o Partido Socialista (PSOE) em número de votantes, tendo, no entanto, as duas forças políticas ficado com 16 representantes na assembleia regional.

O Bloco Nacionalista Galego baixa de nove para seis deputados regionais e o partido de centro-direita Ciudadanos não conseguiu, mais uma vez, eleger qualquer representante.

Também se realizaram eleições no País Basco com a vitória por maioria relativa do Partido Nacionalista Vasco (PNV), liderado por Iñigo Urkullu, que terá, mais uma vez, de encontrar apoios para continuar à frente do governo regional.

Nas legislativas regionais realizadas, o PNV conseguiu aumentar de 27 para 29 deputados a sua representação no parlamento regional com 75 assentos.

Os independentistas do EH Bildu (Euskal Herria Bildu - coligação de vários partidos regionais de esquerda) ficam em segundo lugar com 17 deputados, menos cinco do que nas eleições regionais anteriores em 2012.

Na terceira posição ficou o Podemos (radicais de esquerda) que, com 11 lugares, entra no parlamento regional pela primeira vez, depois de ter sido o partido mais votado na região nas eleições nacionais de 26 junho último.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi a força política mais penalizada nesta Comunidade Autónoma, tendo baixado de 16 para nove o número de representantes no parlamento regional.

O Partido Popular (PP, direita) também obtém nove deputados, menos um do que nas eleições anteriores.

[Actualizado às 23h44]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+