Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE quer solução para lesados do Banif

25 set, 2016 - 17:43

Mariana Mortágua defende que se pressione o banco Santander.

A+ / A-

A dirigente do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua defende que é necessário fazer pressão sobre o Santander para que encontre uma solução digna para os lesados do Banif.

"Nós defendemos e achamos que era importante o Santander ter tido respeito por estas pessoas e ter uma atitude de respeito para com a região e entendemos, por isso, que é necessário fazer pressão sobre o Santander para que o Santander possa fazer aquilo que prometeu, que é encontrar uma solução digna para estas pessoas que foram lesadas", afirmou Mariana Mortágua.

A deputada bloquista falava aos jornalistas após reunir com elementos da Associação de Lesados do Banif, em Ponta Delgada, Açores, na qual estiveram também candidatos do partido às eleições regionais.

Para Mariana Mortágua, a solução que o Santander "acabou por apresentar era uma solução que até feria a susceptibilidade das pessoas porque obrigava-as a investir um montante igual àquele que perderam no mesmo tipo de produtos".

"As pessoas sentem-se enganadas, sentem que brincaram com a sua cara e com a sua vida, e aquilo que nos pedem e aquilo que o Bloco acedeu com solidariedade é concordarmos que o Santander tem que oferecer uma solução digna, porque beneficiou com a compra do Banif", declarou, considerando que "o Banif foi entregue praticamente de graça ao Santander e o Santander ficou com um banco importantíssimo na região".

Questionada sobre a apreciação que o ex-primeiro-ministro José Sócrates fez sobre o novo imposto sobre o património imobiliário, Maria Mortágua declarou que o partido não se deixa distrair por questões acessórias.

"Nós não nos desviamos, nem nos deixamos distrair por questões acessórias ou que não têm nenhuma importância, o importante aqui é que possamos trazer justiça fiscal, aumentar as pensões dos idosos mais pobres e pedir um contributo àqueles que têm património milionário, ao mesmo tempo que defendemos, por exemplo, as poupanças daqueles que perderam tudo por terem sido enganados no caso do Banif", acrescentou.

A 20 de Dezembro de 2015, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif - Banco Internacional do Funchal, com a venda de parte da actividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros activos - incluindo 'tóxicos' - para a nova sociedade veículo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • felisberto
    26 set, 2016 Canedo 08:28
    é muito triste depois de ter alinhado com o governo na porcaria que fizeram agora querer aparecer como o ajo da salvação
  • Tonho
    26 set, 2016 Alverca 08:16
    Esta é a diferença entre a esquerda e a direita, a esquerda gosta de justiça e que todos estejam bem !
  • Ze 11 milhoes
    26 set, 2016 lisboa 07:32
    Esta já foi.taxar o que já foi taxado é contra as poupanças sejam imobilarias ou mobiliarias.Nao percebo esta intervenção a não ser para taxar depois.
  • Fernando Carrasco
    25 set, 2016 Aviz(Alentejo) 22:39
    Como és simpática!.Não te percebo.Diz qual é o teu valor favorito para o Santander devolver.É que se ele devolve muita massa a alguns desses confiscados,logo tu lhes arranjas um imposto para ires aos poucos e poucos sacar-lhes novamente a massa.Sim porque essa gente é a tal que dizes que juntar,juntar,mesmo emigrante que seja tem que ser espoliado desse migalheiro .Será que estás então a ver ao longe ,Santander devolve e nós prás....tomamos conta desse dinheiro por decreto.Sei que é a vossa filosofia, tirar até secar.O PS tem vos acompanhado e agora o que vemos.A banca e empresas precisam de capital, e os tais capitalistas que vocês falam,já não têm nada, porque o que tinham já foi. E quando queriam fazer investimento ultimamente iam à banca, ela agora é espanhola,angolana e chinesa e quando lá chegam dizem-lhe o que dizem a mim, vá bater a outra porta.Vês o que vocês arranjaram. Agora tem que mudar a agulha,sacar só se for aos pobres,álias o que estão a fazer,porque aqueles que tinham algum,meteram num papel e mandaram-no para algures.E agora! Agora venha o estrangeiro tomar conta disto,o que está acontecer também. Rico trabalho da esquerda do tempo de sócrates e agora da geringonça mort-água é assim que vamos morrer. Asfixiados como se estivesse-mos numa praia,rio ou piscina.Sorte macaca.
  • Carlos Costa
    25 set, 2016 Santarem 22:13
    Fica aqui uma sugestão: Cada deputado colabora com 25% do seu salário!!!!

Destaques V+