Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE reafirma que eliminação da sobretaxa nos escalões elevados está prevista

24 set, 2016 - 20:35

Catarina Martins ironiza: “Em alguns dias somos acusados de atacar a classe média, a classe média baixa. Hoje pelos vistos o problema é ao contrário".

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse, em Torres Novas, que a eliminação da sobretaxa nos escalões mais elevados do IRS em 2017 faz parte do compromisso assumido por todos os partidos para acabar com uma "medida injusta".

Catarina Martins, que se juntou em Torres Novas à "Marcha pelo Tejo" promovida pelas Distritais do Bloco de Esquerda de Castelo Branco, Portalegre e Santarém, confessou a sua "surpresa" pela "não notícia" que fez manchete no semanário Expresso.

"Confesso a minha surpresa. Em alguns dias somos acusados de atacar a classe média, a classe média baixa. Hoje pelos vistos o problema é ao contrário", disse, classificando de "não notícia" a manchete do Expresso que afirma que os "rendimentos altos vão pagar menos IRS".

"Há uma lei para acabar com a sobretaxa de IRS, que foi uma medida injusta sobre salários e sobre pensões e como sabem o acordo que foi feito com o PS, e para o BE isso foi importante, é que as primeiras pessoas a ficarem sem sobretaxa fossem as dos rendimentos mais baixos e portanto em 2016 a sobretaxa acabou para quem tem salários e pensões mais baixas", disse.

Catarina Martins afirmou que acabar com a sobretaxa resulta do "compromisso assumido antes das eleições por todos os partidos, da esquerda à direita", lembrando que a medida "fez parte do gigantesco aumento de impostos de Vítor Gaspar sobre os salários".

"Agora acabará para toda a gente. É normal que quem ganha menos tenha tido primeiro o fim da sobretaxa. O Bloco de Esquerda lutou para que assim fosse e ainda bem que em 2016 quem tem menos rendimentos já não teve a sobretaxa, que em 2017 acabará como um todo", frisou.

Quanto à progressividade do IRS, que poderia compensar o impacto da medida, a líder bloquista reafirmou a posição de que "deve ser mais progressivo para proteger mais quem tem baixos salários e porque quem ganha mais deve pagar mais".

Contudo, frisou, para o BE, "é muito importante que as formas de riqueza que não são salários nem pensões", como as mais-valias ou as fortunas imobiliárias, sejam igualmente tributadas.

"Temos um país em que praticamente toda a receita fiscal vem do trabalho e todas as outras formas de riqueza são muito pouco tributadas. Portanto, para haver mais justiça fiscal não é só da progressividade do IRS que precisamos, é também tributar as fortunas que não são rendimentos do trabalho", declarou.

Catarina Martins adiantou que as alterações nos escalões do IRS fazem parte do acordo com o Partido Socialista e que a progressividade no IRS "será negociada no âmbito das negociações do Orçamento do Estado".

Para o BE, disse, é importante que o OE para 2017 dê "muita atenção aos pensionistas, que foram quem perdeu muito rendimento nos últimos anos".

"Neste Orçamento, para o Bloco de Esquerda a prioridade é seguramente que as pensões sejam valorizadas acima da inflação para responder a quem tem perdido todos os anos", declarou.

Catarina Martins participou num protesto contra a poluição na ribeira da Boa Água, cujo cheiro nauseabundo tem originado protestos da população, que exige uma solução definitiva para um problema que se arrasta há anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lua
    26 set, 2016 OVAR 15:17
    "Minha CARA", para quando IMI a PAGAR pelos Partidos; Reformas como qualquer Trabalhador; Privado ter as mesmas regalias que o Publico. Isso sim é que importa. O resto "MINHA CARA" é só conversa de TABERNA.
  • Filipa Costa
    25 set, 2016 Cantanhede 15:14
    Tu és a caixa de ressonância da geringonça.Costa põe-te a mandar os foguetes para ver se eles incendeiam algum povo, e outros a ver se entusiasma o povo para a tal jogada combinada entre PS(de costa e cézar) e Bloco (catarina e mortagua) pondo o PCP de parte para novas.É que catarina nunca lhe passou pela cabeça governar Portugal, mas com o frouxo do costa,tudo ´é possível.Mas catarina se o PS de costa conseguir enganar o Povo, prepara~te que depois dele ter o poder limpo, o teu bloco vai à vida.As etapas de costa estão a ser bem estudadas e tu catarina deslumbrada com o tratamento que costa te está dar, vais ser logo a 1ª vitima dele, já para não falar do Povo que vai ver a sua vida andar para trás, recuando para o tempo da troika. eleições
  • Alberto
    25 set, 2016 Funchal 10:36
    São os escalões que lhe dizem respeito...ou pensam que Catarina ganha 600 €??

Destaques V+