Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio no parque de campismo Zmar está circunscrito

24 set, 2016 - 19:03

“Vários bungalows” ficaram destruídos e o parque chegou a ser evacuado devido ao fogo em Odemira.

A+ / A-

O incêndio no parque de campismo Zmar, no concelho de Odemira, está "circunscrito" a um pavilhão central do complexo, onde deflagrou, disse à Lusa o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita.

"O incêndio, que se iniciou durante a tarde no complexo turístico, terá tido início num pavilhão" onde estão situados "o restaurante e o refeitório", indicou.

"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, encontrando-se o fogo nas instalações do parque de campismo, às 19h50, "circunscrito a esse edifício central", acrescentou.

Segundo o comandante, o edifício "é todo em madeira", pelo que "a combustão leva algum tempo".

"Estamos a fazer a protecção das posições, para evitar que o incêndio se propague às outras estruturas do complexo turístico", frisou.

O fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros à 17h39, além de afectar o parque de campismo, propagou-se "ao pasto e, depois, a uma área de povoamento florestal".

O combate ao incêndio rural, continuou, mobilizou "meios terrestres e um meio aéreo", mais precisamente um helicóptero, mas este "já saiu do local".

"Ainda não está dominado, mas está a ceder aos meios de combate e pensamos que, rapidamente, possa ser dominado", disse Vitor Cabrita, a propósito das chamas que alastraram ao mato e floresta.

O fogo no Zmar - Eco Campo Resort, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, no distrito de Beja, obrigou à evacuação do espaço.

"Não temos registo de quaisquer feridos", salientou o comandante operacional distrital.

Contactado anteriormente pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR também já tinha dito que não havia vítimas a registar.

"O espaço foi evacuado porque o fogo já alastrou e chega à mata", além de ter "destruído vários bungalows", disse a mesma fonte.

No total, o combate às chamas mobilizam 96 operacionais, apoiados por 26 veículos, entre meios dos bombeiros, GNR, AFOCELCA, Instituto Nacional de Emergência Médica e Autoridade Nacional da Protecção Civil.

O Zmar - Eco Campo Resort é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar.

[actualizado às 20h57]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+