Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio Nacional de Ilustração entregue no Fólio, em Óbidos

24 set, 2016 - 17:52 • Maria João Costa

O ilustrador João Fazenda recebeu o Prémio Nacional de Ilustração 2015 no Fólio, em Óbidos. No âmbito do festival literário internacional está patente a exposição “PIM!”, uma mostra de ilustração que reúne trabalhos de 22 ilustradores nacionais e internacionais.

A+ / A-

“Sujo muito as mãos”, admite João Fazenda, o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2015. O ilustrador diz que usa o digital, mas gosta muito “do papel, caneta e tintas”. Foi com essa matéria-prima que fez “Dança”, o livro com que venceu o prémio que recebeu este sábado em Óbidos das mãos do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

À Renascença, sobre o livro que considera especial, explica tratar-se “do primeiro” em que assegurou “história e imagem”.

“Dança” editado pela Pato Lógico conta a história de um homem que quer dançar, mas que o peso do seu fato e gravata não deixam. Contudo, na cabeça de João Fazenda, o ilustrador que é responsável por capas de discos de Deolinda, a história vem sempre depois. “Eu descubro-me como contar de histórias a partir das imagens”, diz-nos e acrescenta: “Para mim é muito fácil desenhar qualquer coisa e depois contar uma história a partir dali”.

As ilustrações de João Fazenda são algumas das expostas na mostra “PIM!” na Galeria Novaogiva, em Óbidos, durante o Festival de Literatura Internacional Fólio.

Em três andares estão reunidas obras de artistas e ilustradores como Paulo Galindro, Fernanda Fragateiro, André da Loba ou Catarina Sobral. Também patentes estão desenhos de Yara Kono e Bernardo Carvalho distinguidos com uma menção honrosa pelo Prémio Nacional de Ilustração.

Na entrega do Prémio em que estiveram presentes o autarca de Óbidos Humberto Marques, a vereadora da Cultura Celeste Afonso, Silvestre Lacerda – director da Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas esteve também o secretário de Estado da Cultura. Miguel Honrado sublinhou o empenho do Governo no apoio à ilustração.

Aos jornalistas, no final, afirmou: “A ilustração portuguesa tem conhecido um desenvolvimento muito grande nos últimos anos com o aparecimento de muitos nomes de grande qualidade tanto a nível nacional como internacional portanto, o Governo está naturalmente apostado em continuar a estimular e sustentar este tipo de fenómeno. O Prémio Nacional de Ilustração é, entre outros um estímulo fundamental para este tipo de estratégia”.

No Fólio, até 2 de Outubro, está aberta ao público a exposição “PIM!” que este sábado contou com a presença especial de Jutta Bauer, uma das mais prestigiadas ilustradoras. De origem alemã, Bauer já venceu entre outros o Prémio IBBY e tem publicados em Portugal, entre outros, o livro “O Anjo da Guarda do Avô” e “Quando a Mãe Grita”, editados pela Gatafunho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+