Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD critica “silêncio” de vários protagonistas no sector da educação

24 set, 2016 - 16:27

Luís Montenegro lembrou o caso de Mário Nogueira, da Fenprof, sem, no entanto, referir o seu nome.

A+ / A-

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, critica o alegado silêncio de um "conjunto de protagonistas" face aos problemas que afectam a educação.

"Há, de facto, um conjunto de protagonistas que optaram por intervir no espaço público através do silêncio", constatou Luís Montenegro, que falava na abertura da conferência do PSD "A Organização e a Modernização da Educação em Portugal", que decorre em Coimbra.

Para o líder parlamentar, o PSD tem de perceber o que "está bem e o que está mal" no sector, desejando aos participantes no evento - uma plateia com cerca de uma dezena de jovens - para que olhem para a educação "não numa perspectiva com excessiva partidarite, mas sobretudo preocupados em olhar para os problemas".

Segundo Luís Montenegro, há hoje vários problemas "com colocações com professores, há muitos problemas com as transferências do Orçamento do Estado, há vários segmentos do sistema que estão asfixiados porque não recebem aquilo que é o compromisso de financiamento do Estado e as escolas estão a viver, grosso modo, com menos 10% de os meios do que aqueles que tinham há um ano atrás".

Há um ano, frisou, o Governo PSD/CDS era acusado de "colocar em causa a escola pública", sendo que no presente ano, com um executivo socialista, "não tem problema nenhum". "Ninguém ou quase ninguém se manifesta", notou.

Em Coimbra, "sabem mais disso do que eu, que estão mais próximos do grande ícone do silêncio do sector da educação em Portugal", afirmou, referindo-se, de forma indirecta, ao líder da Fenprof, Mário Nogueira.

A conferência do PSD conta com a participação, ao longo do dia, de especialistas como o presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, ou o ex-ministro da Educação Júlio Pedrosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eugénio Fo
    25 set, 2016 Funchal 09:28
    O PSD a apelar a manifs? Quando eram desgoverno não gostavam nada delas...já vi tudo...cambada de hipócritas estes laranjolas.
  • Guilherme Silva
    25 set, 2016 Guimarães 08:47
    Impressão minha ou os PPDs estão a apelar à agitação laboral? E a estabilidade Montengro? E o poder imenso dos sindicatos Montenegro? E a tua falta de vergonha Montenegro?
  • Ai que medo!
    24 set, 2016 lx 23:04
    Este gajo mete medo ao susto!...Mais um PSD que se esganiça demasiado para intrigar!...
  • antonio
    24 set, 2016 lisboa 19:22
    O Silencio de um "conjunto de protagonistas" a que Luis Montenegro se refere, são simplesmente os sindicalistas da CGTP, marxistas-leninistas, que fazem parte das cúpulas desta Central Sindical. O PS comprou o seu silencio , em troca das reversões e exigências dos comunistas. Agora é só esperar que os impostos subam e sejam os contribuintes a pagar bem caro o tal silencio....
  • paulo
    24 set, 2016 vfxira 19:22
    Já é tempo de se deixarem de criticar tudo e todos,apresentem novas ideias para o país,melhorias de vida aos portugueses,já chega.....
  • jiaquim sousa
    24 set, 2016 seixal 17:17
    Ele estava para quem, tinha audiência significativa, ou está a comunicação social a fazer esse papel, porque o sr devia ter ummmínimo de respeito pelos portugueses pelo menos durante dois séculos.
  • Largo dos ratos
    24 set, 2016 kuaralho 17:17
    quem se mete com o ps leva
  • isidoro foito
    24 set, 2016 elvas 17:09
    mas este senhor da maçonaria não devia estar calado? acho que sim pois quando os sindicatos estão calados é porque as coisas não estão assim tão mal orientadas, já no governo da direita fascista os sindicatos quase não tinham tempo para respirar ao verem todos os trabalhadores em geral a serem roubados e expoliados dos seus direitos. estes neoliberais metam mas é a língua no saco e calem-se jamais serão governo em Portugal só com a direita
  • almague
    24 set, 2016 Lisboa 16:50
    Que ninguém e nunca se esqueçam da pessoa mais responsável pelo mau estado das escolas públicas, educação, professores indignados e desprestigiados, que foi a ex ministra do governo de Sócrates - MINISTRA MARIA DE LURDES RODRIGUES. Esta mulher ficará para a história da educação no nosso país como a mulher que mais estragos fez na educação em Portugal.
  • Fernando
    24 set, 2016 Portugal 16:49
    Enorme parangona dedicada a palavras vazias de conteúdo. Este anda a fazer-se ao piso.... Botados fora do governo, dedicam-se agora a saltar por cima das suas próprias cabeças.

Destaques V+