Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Caminhada sobre rodas” começa no Lapedo mas sente-se em Angola

24 set, 2016 - 16:04 • Paula Costa Dias

A diocese de Leiria-Fátima quer ajudar uma missão em Angola a adquirir um novo jipe para substituir o seu velhinho “Cavalinho Branco”.

A+ / A-

Angariar fundos para a aquisição de um novo jipe para a missão do grupo diocesano Ondjoyetu no Gungo, diocese do Sumbe, em Angola, é o objectivo da “caminhada sobre rodas” que se realiza neste domingo, no vale do Lapedo, Caranguejeira.

O veículo que a missão tem actualmente, o chamado “Cavalinho Branco” já não oferece condições de segurança pelo que a missão tem de arranjar outro. Segundo o Padre David Nogueira, director do secretariado de animação missionária da diocese, trata-se de um veículo que “tem já quase 10 anos, mais de 300 mil quilómetros, numa área da diocese do Sumbe onde as deslocações são muito difíceis”. Por isso, “é uma ferramenta fundamental, uma ferramenta pastoral, não é apenas um carro que nos leva”.

Muitas vezes, testemunha o sacerdote, o carro acaba por ser “uma ambulância, também já foi carro funerário e, quer este veículo quer os outros que a missão tem, são formas de nós conseguirmos promover o desenvolvimento.”

A caminhada deste domingo será o primeiro evento de angariação de fundos de uma campanha que se vai estender a toda a diocese de Leiria-Fátima.

Outra iniciativa consistirá “no lançamento de folhetos com autocolantes para crianças na catequese” e a distribuição de “mealheiros” por superfícies comerciais. Com o custo do veículo a rondar os 40 a 45 mil euros, o objectivo do secretariado da animação missionária na diocese de Leiria-Fátima é ir, depois, ter com organizações que costumam apoiar este tipo de causas e pedir-lhes o restante.

A concentração dos participantes está marcada para as 8h30 no café junto à entrada para o Lapedo e presente estará a atleta Aurora Cunha que se solidarizou com esta causa, bem como o bispo da diocese de Leiria Fátima, D. António Marto.

A caminhada começará às 9h00 e terá uma extensão de sete quilómetros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+