Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santana Lopes está “farto de Portugal ser cobaia na Europa”

24 set, 2016 - 12:47 • José Pedro Frazão

O antigo primeiro-ministro queixa-se da constante vigilância a que Portugal está sujeito nas instâncias comunitárias. No programa “Fora da Caixa” da Renascença, António Vitorino lembra que muitas metas anteriores nunca foram cumpridas.

A+ / A-
Santana Lopes está “farto de Portugal ser cobaia na Europa”
Santana Lopes está “farto de Portugal ser cobaia na Europa”

Pedro Santana Lopes chama-lhe o “cobaísmo”. Uma estratégia em que há uma “cobaia” chamada Portugal num “laboratório” na zona euro de onde não saem respostas para a crise de crescimento económico. O antigo primeiro-ministro não concebe como Portugal não tem a mesma tolerância de outros estados-membros da União Europeia.

“França está a autorizada a passar o limite do défice. E nós temos sanções porquê? Pela iminência de não cumprirmos o objectivos, entre eles o do défice. E lá vamos nós como cobaias para o Parlamento Europeu. Estou farto de Portugal ser cobaia”, desabafa o antigo primeiro-ministro no programa “Fora da Caixa” da Renascença.

Santana diz que Portugal paga caro por esta estratégia europeia. “Portugal está sempre debaixo dos radares. Isto é grave do ponto de vista reputacional, do rating e tem reflexos na evolução da nossa economia, na condição de vida das pessoas. Tem consequências na possibilidades orçamentais, leva a mais impostos e a menos possibilidade de investimento”, elenca o comentador social-democrata.

Para António Vitorino a pressão externa não é má por princípio. “É sempre bom que exista alguém que alerta para riscos”, observa o antigo comissário. “Mas também é verdade que se fizermos a estatística – com este e com o anterior Governo – das vezes em que vieram previsões catastróficas que nunca foram confirmadas, erraram mais vezes do que acertaram”, contrapõe o comentador socialista.

Os números em dúvida

Pedro Santana Lopes assinala a grande divergência entre o Governo e a oposição sobre o rumo orçamental de 2016.

“Há lideres de oposição que continuam a garantir que não acreditam de todo que o défice de 3% seja respeitado”, constata o antigo líder do PSD, por contraste com a forma “absolutamente tranquila” com que António Costa vai garantindo que o défice abaixo de 2,5%. “Sendo os números verdadeiros ou não, a tranquilidade que o Governo português transmite é incontestável”.

O antigo primeiro-ministro continua a desconfiar do peso da capitalização da Caixa Geral de Depósitos no défice das contas públicas. “Faço notar que quando se falou do acordo da Caixa e garantiam que não contaria para o défice eu torci o nariz e disse ‘vamos ver, já vi muita coisa’”.

Santana diz que se os números do primeiro-Ministro estiverem certos, a frente externa poderá não ser muito difícil. Ainda assim, complementa Santana, “de alguma maneira sente-se que o cerco externo está um bocadinho mais intenso neste momento”.

O Orçamento de 2017 continuará a ser um marco na governação de António Costa. “Não são loas ou censuras antecipadas. Mas se o primeiro-Ministro e o Governo ultrapassarem esta hora da verdade da negociação em Bruxelas do Orçamento de Estado para 2017, sai-lhes um enorme peso de cima. Será, não direi uma proeza, mas o salto de um grande obstáculo”, remata Santana Lopes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • demagogo
    26 set, 2016 Santarém 23:50
    Já agora fale-nos também das cobaias da Santa Casa da Misericórdia vítimas dos jogos da sorte que para eles e por incapacidade própria destroem tudo o que ganham em salário no vício dos jogos, destruindo-se a eles e as famílias.
  • Vasco
    26 set, 2016 Viseu 18:09
    Saír da Europa pode doer, mas pelo menos dói de uma vez, ficar na Europa dói e continuará a doer eternamente, jamais iremos sair desta crise e só não saímos porque pura e simplesmente a Europa, não o permite, mal começamos a aplicar medidas para melhorar as condições sociais e económicas caem-nos logo em cima, e não será tanto para servirmos de cobaias mas será mais para, sem fim à vista, lhes pagarmos juros dos empréstimos que face às medidas que nos impõem somos obrigados a contrair e dessa forma os fulaninhos viverem às nossas custas, claro que não é só Portugal é todo o Sul, por isso e mesmo que doa, acho que para este País há muitíssimo mais mundo, desde a língua ao clima à posição geográfica etc etc do que esta coisa a cair de madura chamada Europa.
  • Manuel
    26 set, 2016 LX 15:42
    Quando é para receber os milhões da Europa estamos sempre de dedo no ar (pelintras e pedinchões mestres desde há muito); quando alguém tenta por ordem nesta bagunçada de bancarrotas e bancos falidos saltam logo a dizer que estamos a ser cobaias da Europa.
  • RIB
    24 set, 2016 PORTO 16:37
    Quem não gostou de ouvir Santana Lopes dizer isto, foi de certeza, o eis-primeiro ministro, PPC. Santana Lopes é um Social Democrata de primeira linha e pelo discurso, defende que Portugal está a ser discriminado relativamente a outros países que fazem parte da mesma união. Dou-lhe os meus parabéns por tão elevada postura.
  • Raquel Mortagua
    24 set, 2016 Aviz 16:11
    Óh Santana como estás tão doce com o costa.Pareces o faroleiro de cacilhas a ver o barco ao longe a ver se ele chega a terra.Costa é pedra de toque para ficares em Lisboa como o santo antonio,para isso tens que alimentar o "animal" ,sabes que ele não tem difgiculdade nenhuma se for da seu interesse, mandar o medina para Meca.Tu sabes jogar santana,mas olha bem para as cartas, porque ou destrunfas a tempo ou o costa tira-te as cartas e manda-te para o ambulatório da santa casa.Põe-te a pau,esse gajo não é de confiança.
  • João Areias
    24 set, 2016 Sobralinho 15:42
    Falta de princípios e valores deste senhor e outros mais e não são poucos. Até que dia seremos capazes de pactuar com resta cambada de politiqueiros que sempre viveram " à grande ". Povo abram os olhos corram com esta canalha de uma vez por todas.
  • Victor
    24 set, 2016 Lisboa 15:05
    Cobaia e escravo. Lixaram-nos a agricultura, pescas e empregos. Seremos muito brevemente um país de escravos. Coitadas das crianças que entretanto estão a nascer se qualquer culpa. Futuro negro.
  • O país da diversão
    24 set, 2016 Lisboa 14:50
    Há outros que estão fartos do circo que temos neste país! Dois pesos e duas medidas há em muitos lados cá em Portugal, mas só vêm os que lhes interessa! O que falta neste país é pessoas com coragem para acabar com o circo e por o dedo na ferida.
  • Palma
    24 set, 2016 Alemanha 14:49
    Ó Santana iluminado quando o maior cobaias do teu partido, o coelhinho esteve no governo "sombra" porque as ordens vinham todas da Merkel e do FMI, não te queixás-te. Tu e a tua cambada continuem a enterrar Portugal e a sacrificar os portugueses.
  • Jorge
    24 set, 2016 Conchinchina 14:34
    Óh Santana, então Portugal é aquele menino a quem se ralha, avisa das asneiras todos os dias e de nada adianta, avisa-se uma, duas, 30 vezes e ele continua com a sua teimosia, um dia o pai ou mãe perde a paciência e dá-lhe uma surra, é quando ele depois sente na pele o que dói e começa a pensar duas vezes antes de voltar a fazer asneiras.

Destaques V+