Tempo
|
A+ / A-

Refugiados recebem “Portugal numa caixa"

23 set, 2016 - 22:53

Kit de boas-vindas entregue aos mais de 600 cidadãos que já foram acolhidos em 68 municípios.

A+ / A-

Os refugiados acolhidos em Portugal vão receber um "Wellcome kit", de nome "Portugal numa caixa", que contém um "guia rápido" sobre a nossa língua, história, direitos, um cartão de telemóvel e até um exemplar da Constituição portuguesa.

O 'kit', apresentado em Guimarães, segundo o ministro-adjunto Eduardo Cabrita, faz parte de uma "estratégia singular" na forma de acolher aquelas pessoas, assente numa "grande participação da sociedade civil e na descentralização" e mostra que Portugal "está do lado certo da História" ao responder positivamente ao "desafio de solidariedade" que a questão dos refugiados representa.

Aliás, o consenso na questão do acolhimento aos refugiados foi mesmo enaltecido pela vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, que salientou a "unanimidade" entre as várias forças políticas sobre aquela questão considerando que essa é uma "conquista" de Portugal.

"Esta pequena caixa é uma ideia fora da caixa para que Guimarães seja ponto de parida, ponto de acolhimento para um país que queremos justo e solidário" afirmou Eduardo Cabrita.

"Este é um desafio de solidariedade. Uma Europa da liberdade deve ter capacidade de acolher solidariamente aqueles que vítimas da guerra nos procuram", explanou.

Assim, explicou o governante, aquele 'kit' "permitirá facilitar o acolhimento, apressar a integração, informar aqueles que virão para Portugal, ainda em Itália, Grécia e Turquia" ou seja, resumiu, é um "guia rápido para conhecer Portugal".

Assim, aos mais de 600 refugiados que já estão em território nacional e aos que para cá se dirigem será entregue uma caixa de papelão com um "leque estilo dicionário" em várias línguas, uma Constituição da República Portuguesa, uma pen com um vídeo informativo, em várias línguas, sobre direitos, liberdades e garantias que o nosso país oferece, uma t-shirt e informação vária sobre Portugal.

Hoje chegaram mais 21 refugiados a Portugal, que se vão juntar aos mais de 600 que já estão acolhidos em 68 municípios, podendo o número de pessoas acolhidas, ao abrigos de programas europeus, alcançar os 5 mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helder
    29 set, 2016 Lisboa 22:51
    Pirem-se este país não é futuro para ninguém nem para os nacionais . Estão a aceitar refugiados porque receberam dinheiro da CEE mas logo que acabe os tais que parece que vos apoiam irão desaparecer. ESTA É A REALIDADE PURA E CRUA
  • Fernando Barros
    29 set, 2016 Lisboa 21:45
    Estou farto do discurso desta canalha do politicamente correcto.
  • Judas diabólico
    25 set, 2016 Alverca 12:15
    Se nós somos TRAÍDOS PELOS NOSSOS, imaginem o que estes nos vão fazer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • fanã
    24 set, 2016 aveiro 16:07
    Adivinhem o que eles vão fazer dos " kit's" ..............não contem dinheiro ??''...........lixo !
  • Jorge Silva
    24 set, 2016 Lisboa 14:13
    Estes invasores teem conceitos de vida anti-ocidentais,e nunca se irão integrar na nossa sociedade.Aliás irão tentar impor aos europeus a sua intolerante religião e os seus princípios de moralidade muito duvidosa. Para esta gente, todos aqueles que não professam o islamismo são os diabos, que devem ser eliminados. Por outras palavras, são pessoas que nada têm em comum com o nosso modo de vida, eles acham que são os bons e nós somos os maus. A islamizacao da Europa está em marcha.
  • Manuel
    24 set, 2016 Lx 13:53
    Era que bom que consultassem os portugueses para saber que querem cá este indivíduos e estão dispostos a pagar impostos para isso, porque a teta da UE acaba ao fim de alguns meses!!O Kit espero que contenha o roteiro dos restaurantes do leitão da Bairrada e acima de tudo tenha indicado quais as saídas da fronteiras do país com indicação do caminho mais curto para se dirigirem para a Alemanha!!

Destaques V+