Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Propinas poderão aumentar

23 set, 2016 - 14:48

PSD, PS e CDS travam congelamento das propinas requerido por Bloco e PCP, que pretendiam congelar e proibir qualquer aumento do valor das propinas no Ensino Superior público.

A+ / A-

PSD, PS e CDS-PP reprovaram, esta sexta-feira, projectos do Bloco de Esquerda e do PCP que pretendiam congelar e proibir qualquer aumento do valor das propinas no Ensino Superior público, diploma também apoiado por PCP e "Os Verdes".

No caso do diploma do PCP, o objectivo era "proibir" o aumento das propinas no Ensino Superior público, enquanto a formulação escolhida pelo Bloco de Esquerda apontou no sentido de "congelar o valor das propinas para o primeiro, segundo e terceiro ciclos do Ensino Superior.

Já por unanimidade foi aprovado um requerimento do Bloco de Esquerda para baixa directa a comissão parlamentar do seu projecto que pretende criar um mecanismo extraordinário de regularização de dívidas por não pagamento de propinas nas instituições de Ensino Superior públicas.

Também um requerimento do PS permitiu que baixasse directamente a sede de comissão, sem votação na generalidade, um diploma apresentado pela bancada socialista que tem como objectivo definir um regime de pagamento faseado das propinas devidas pelos estudantes do Ensino Superior.

Este diploma do PS visa ainda criar um regime especial de pagamento por beneficiários de bolsas de acção social.

Nesta serie de votações, por unanimidade, baixou ainda directamente a comissão parlamentar um projecto do PCP que determina como única consequência pelo incumprimento do pagamento da propina o não reconhecimento do ato académico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    23 set, 2016 Lisboa 17:42
    @J Nao sei a que Universidade se refere mas no geral voce esta enganado. Isso nao se passa nada assim. Quanto a propinas, deveriam ser corrigidas todos os anos de acordo com a inflacao.
  • j
    23 set, 2016 s 15:01
    Com a qualidade de ensino que temos, as universidades deveriam pagar para os alunos estudarem. É uma miséria, os professores faltam quando lhes apetece, abandonam a aula quando lhes dá na mona, muitas vezes apenas porque o power point não funciona, não esclarecem as dúvidas dos alunos. Enfim, a universidade é uma creche!

Destaques V+