Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Última visita do ano às Galerias Romanas de Lisboa

23 set, 2016 - 08:02

Datáveis de I d.C., as galerias tinham como função alicerçar edifícios, uma função que retomaram no século XVIII, depois de serem descobertas na sequência do terramoto de 1755.

A+ / A-

A última abertura ao público deste ano das Galerias Romanas de Lisboa registou oito mil inscrições em apenas 10 minutos, mas só 3.800 pessoas garantiram a entrada no subsolo na zona da Rua da Prata entre sexta-feira e domingo.

Na véspera da segunda abertura anual do local, Lídia Fernandes, coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano, lembrou que as filas de espera de muitas horas foram substituídas por inscrições antecipadas e que se concentraram, desde Abril, numa plataforma electrónica.

Com a boa experiência de Abril, os interessados “estavam alertados” para a data e hora das inscrições da segunda abertura e a partir das 18h00 de 12 de Setembro “houve um ‘boom’ de cliques”, com “oito mil pessoas a tentarem aceder em simultâneo à plataforma”, relatou a responsável à agência Lusa.

Face às dificuldades de acesso foi prolongado o horário das visitas, que se estenderão entre as 9h00 e as 19h00, quando antigamente decorriam entre as 10h00 e as 18h00.

Vão decorrer ainda duas visitas diárias guiadas em inglês, face ao crescente interesse de turistas estrangeiros, embora a maioria dos visitantes continuem a ser lisboetas, explicou Lídia Fernandes, que adiantou outra novidade.

“Na última abertura foram colocadas bombas (pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa) que ficam de forma permanente” no local e que encaminham a água bombeada para o principal sumidouro da Rua da Prata, referiu.

As galerias estão inundadas habitualmente com mais de um metro de água, proveniente de lençóis freáticos e que conserva o monumento, mas que é retirada cada vez que são abertas ao público, explicou a responsável.

Actualmente é visitável um terço do denominado criptopórtico, cuja totalidade de comprimento ainda é desconhecida.

Datáveis de I d.C., as galerias tinham como função alicerçar edifícios, uma função que retomaram no século XVIII, depois de serem descobertas na sequência do terramoto de 1755.

A abertura ao público acontece em Abril, aquando do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e em Setembro, por altura das Jornadas Europeias do Património.

Debaixo da baixa. O "encanto" de descer ao passado escondido de Lisboa
Debaixo da baixa. O "encanto" de descer ao passado escondido de Lisboa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+