Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fado volta ao coração de Alfama

23 set, 2016 - 07:15

Cartaz, com cerca de 100 artistas, inclui nomes como Marco Rodrigues, Cidália Moreira, Marina Mota, Aldina Duarte, Ricardo Ribeiro e Fábia Rebordão.

A+ / A-

O Festival “Aqui mora o fado”, que começa esta sexta-feira no bairro lisboeta de Alfama, homenageia a fadista Beatriz da Conceição. O cartaz, com cerca de 100 artistas, inclui nomes como os de Cidália Moreira, Marina Mota, Aldina Duarte, Ricardo Ribeiro e Fábia Rebordão.

Marco Rodrigues, que actua no sábado no palco Magalhães de Lima, está nomeado para um Grammy Latino na categoria "Música Folclórica" pelo seu mais recente álbum, "Fados do fado".

Além do palco no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, estão instalados dois palcos no Museu do Fado, um palco junto ao rio Tejo, o palco Caixa, e ainda no Largo das Alcaçarias, na igreja de S. Miguel, no Grupo Sportivo Adicense, na Sociedade Boa União, no adro da igreja de St.º Estevão e no Clube Lusitano, a que se junta a iniciativa “Fado à janela”, nos largos do Chafariz de Dentro e no de S. Miguel.

O tributo a Beatriz da Conceição, falecida aos 76 anos, realiza-se no sábado, no palco Caixa, com Filipa Cardoso, Artur Batalha, Diogo Rocha, Maura Airez, Miguel Ramos, Pedro Galveias, Sara Correia e Raquel Tavares. Hoje sobem a este palco, Carminho, Ricardo Ribeiro e Gisela João.

No Museu do Fado actuam hoje o guitarrista Guilherme Banza e o fadista Pedro Calado, e amanhã os fadistas António Pinto Bastos e Carla Pires. No museu também estão ainda previstas as actuações dos guitarristas António, Paulo e Ricardo Parreira, que este ano editaram o primeiro CD juntos, do fadista Kiko e Maria da Nazaré e António Passão, que apresentam o projecto “Fado nação”.

FF, e José Gonçalez & Sangre Iberico, José António, Silvino Sardo, Lino Ramos, Ana Margarida, José Quaresma, Rui Vaz, Linda Rodrigues, Conceição Ribeiro, José da Câmara, Vânia Duarte, João Casanova, a jovem fadista de Coimbra Beatriz, Ana Pinhal, Sérgio Martins, Patrícia Costa e Miguel Xavier, Matilde Cid, Francisco Salvação Barreto, Maria Ana Bobone, Liliana Velasquez, Margarida Ribeiro e Pedro Pereira, são outros nomes que fazem o cartaz do festival.

A completar o elenco do certame conta-se Mariana Botas, a novel fadista Beatriz da Conceição, cujo nome coincide com o da malograda criadora de “Deste-me um beijo e vi”, e ainda Rodrigo Figueira, Bárbara Santos, João Leote, Marina Mota, Marco Oliveira, Aldina Duarte, a lusodescendente Nathalie, Cidália Moreira, Carlos Leitão e Cláudia Madur, entre outros.

O bilhete único tem o preço de 38€, passando a 45€ nos dias do Festival. Deverá ser trocado por uma pulseira colocada ao próprio pela organização nas bilheteiras do Festival sediadas no Museu do Fado.

Consulte aqui o programa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+