Tempo
|
A+ / A-

Marcelo sobre a lei do trabalho: "A realidade é mais forte do que a ideologia"

22 set, 2016 - 17:48

Quanto à política fiscal, o Presidente da República diz que "os teóricos e académicos discutirão sobre impostos, mas no final é preciso ser realista", concluindo: "Se se quer criar investimento, é preciso criar condições fiscais para atrair investimento."

A+ / A-

O Presidente da República considerou esta quinta-feira que "a realidade é mais forte do que a ideologia", manifestando-se convicto de que acabará por haver mudanças na política fiscal e nas leis laborais para captar investimento.

Num discurso em inglês perante a Câmara de Comércio Luso-Americana em Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma exposição sobre a situação política e económica nacional, em que defendeu que Portugal precisa de "um novo tipo de Estado" e deve "criar condições fiscais para atrair investimento".

No final, perante uma questão em tom crítico sobre a legislação laboral portuguesa, o chefe de Estado concordou que também aí são necessárias mudanças. "E se houver um Governo demasiado orientado para manter estas leis?", perguntou, dando a resposta logo em seguida: "A realidade é mais forte do que a ideologia".

"A ideologia é muito importante, mas depois há um ponto em que o pragmatismo é essencial. Num mundo em que é preciso lutar e competir, essa competição explica porque nos tornamos pragmáticos e realistas", reforçou.

Como "alguém que viveu muito e viu muitas coisas", Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ter a certeza de que, "se for necessário, Portugal irá no futuro fazer as mudanças necessárias para atrair investimento". "Inevitavelmente", acrescentou.

O Presidente da República não desenvolveu quando ou como isso poderá ser feito. "Mas tenho a certeza de que, quando se precisa de atrair investimento, porque é vital para o crescimento, então tem de se aceitar as condições prévias para atrair investimento", reiterou.

Sobre a conjuntura política em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa descreveu-a como "uma situação estável", com "um Governo minoritário, mas com um apoio maioritário no parlamento" e "o antigo Governo na oposição". "E o Presidente da República exerce um papel de, não só controlar o modo como a Constituição é respeitada, com o Tribunal Constitucional, mas ao mesmo tempo acompanhar com muita atenção o que é feito na economia, nas políticas sociais e na política externa", acrescentou.

Sobre a reforma do Estado, o chefe de Estado declarou: "Estamos a precisar de reformas estruturais: no poder local, no poder regional, na Administração Pública. Esse é um dos objetivos para o próximo ano e para os anos seguintes, pensando nas políticas deste Governo ou de qualquer Governo em Portugal".

Mais à frente, retomou este tema. "Não podemos ter um Estado muito pesado e dispendioso, não mais, isso acabou. Foi o que herdámos da tradição francesa. Quando as tropas de Napoleão invadiram Portugal trouxeram a centralização, a concentração de poder, no século XIX. Agora, a vida é diferente, precisamos de um novo tipo de Estado e funcionários públicos e Administração Pública", sustentou.

Quanto à política fiscal, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "os teóricos e académicos discutirão sobre impostos, mas no final é preciso ser realista", concluindo: "Se se quer criar investimento, é preciso criar condições fiscais para atrair investimento".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    22 set, 2016 Lisboa 22:12
    Ser presidente da república para um monárquico, como Marcello, é uma alegre paródia. Ora tece umas ideias aqui, ora tece outras ali. As viagens são por conta do Estado e, por isso, a ideia de ser presidente, é falar muito e continuar a viajar à conta...
  • Marteladas
    22 set, 2016 Kuelha 18:56
    O PR Martelo está a começar a soltar a franga, aguardemos!

Destaques V+