Tempo
|
A+ / A-

Estado de emergência na Carolina do Norte após segunda noite violenta em Charlotte

22 set, 2016 - 07:10

Distúrbios surgem após a morte de um afro-americano às mãos da polícia, na terça-feira.

A+ / A-
Estado de emergência na Carolina do Norte após segunda noite violenta em Charlotte
Estado de emergência na Carolina do Norte após segunda noite violenta em Charlotte

Uma pessoa ficou gravemente ferida na segunda noite de confrontos em Charlotte, após a morte de um afro-americano negro às mãos da polícia. O governador do Estado da Carolina do Norte, Pat McCrory, declarou estado de emergência naquela cidade, permitindo assim o reforço do meios no terreno.

As autoridades tiveram de dispersar a multidão em protesto recorrendo a balas de borracha e gás lacrimogéneo.

Keith Lamont Scott, de 43 anos e pai de sete filhos, foi morto na terça-feira. Agentes mataram-no no parque de estacionamento de um edifício - segundo a polícia, o homem estava armado e "representava uma ameaça de morte iminente".

"O indivíduo saiu do veículo com uma arma de fogo que representava uma ameaça de morte iminente para os agentes, que em seguida dispararam as suas pistolas", informou a polícia de Charlotte, em comunicado.

Os agentes tinham-se deslocado ao edifício para executar uma ordem de detenção contra outro homem, que não encontraram.

Familiares de Scott negaram que este estivesse armado e asseguraram que o que ele transportava era um livro que estava a ler enquanto esperava que um dos seus filhos regressasse da escola.

O agente que matou Keith Lamont Scott foi identificado como Brentley Vinson e, segundo a imprensa local, é também afroamericano.

O acontecimento reacendeu os protestos "Black Lives Matter", um movimento que se manifesta contra a violência da polícia sobre negros.

Morte de homem negro pelas mãos da polícia reacende protestos nos EUA
Morte de homem negro pelas mãos da polícia reacende protestos nos EUA
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • q
    22 set, 2016 sa 23:48
    Um afro-americano??? UM NEGRO!

Destaques V+