Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Crise piorou saúde dos idosos portugueses

19 set, 2016 - 11:34 • Anabela Góis

DGS apresenta plano para melhorar a qualidade de vida. O objectivo é que, em 2020, os seniores portugueses tenham a perspectiva de viver mais 15 anos de forma saudável.

A+ / A-

A saúde dos portugueses mais velhos mais piorou substancialmente com a crise. De acordo com o coordenador do Plano Nacional de Saúde, Rui Portugal, os indicadores que mostravam uma evolução muito positiva desde 2004 sofreram uma travagem, com a chegada da “troika”.

“Verificámos que, de facto, não temos uma melhoria da condição de vida das populações mais idosas nestes últimos anos que atravessamos com a intervenção da ‘troika’. Os ritmos que nós íamos tendo de melhoria foram abrandados, em alguns casos, com algum significado”, diz à Renascença.

As pessoas com mais de 65 anos viram a esperança de vida aumentar mas não a esperança de vida saudável. Rui Portugal esclarece que houve uma aproximação entre homens e mulheres mas pelas piores razões. “Verificámos que a diferença é, neste momento menor, mas não de uma forma desejável: tem a ver com uma melhoria das mulheres de facto, mas um estado menos bom dos homens. Não é isso que queremos”, garante.

A crise também afectou a redução das mortes prematuras por doença cardiovascular: entre 2006 e 2010 caíram 3,5%, enquanto que, nos três anos seguintes, diminuíram menos de metade (1,4%).

Com esta realidade a Direcção-Geral da Saúde (DGS) apresenta um novo plano nacional 2016-2020 com quatro objectivos: reduzir em 20% a mortalidade prematura, aumentar em 30% a esperança de vida saudável aos 65 anos, reduzir o consumo de tabaco e controlar o excesso de peso e obesidade.

O coordenador defende o reforço das medidas que permitam melhorar o bem-estar da população, envolvendo empresas e autarquias na promoção do envelhecimento activo.

Apesar deste cenário negativo dos tempos da “troika”, Rui Portugal acredita que já estamos a recuperar e até que vai ser possível atingir as duas principais metas do Plano Nacional de Saúde.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Responsabilizem
    19 set, 2016 port 20:22
    Passos Coelho e toda a sua tribo de saltimbancos!...Empobrecer custe o que custar foram palavras daquele abencerragem! Lembram-se?
  • graciano
    19 set, 2016 alemanha 12:57
    milagres meu caro milagres o sr nao e burro burro e quem acredita no que o sr diz ja so falta dizer que a troika mandou matar o povo portugues a tiro deixem de fazer campanha eleitoral parem de tentar enganar o povo

Destaques V+