Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo estreia-se na ONU e visita comunidade portuguesa em Newark

18 set, 2016 - 09:49

Presidente estreia-se na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira, dia em que participará numa recepção oferecida por Barack Obama.

A+ / A-

O Presidente da República viaja este domingo para Nova Iorque, onde vai participar pela primeira vez na Assembleia Geral das Nações Unidas. Marcelo Rebelo de Sousa vai aproveitar a oportunidade para se encontrar com a comunidade portuguesa na vizinha Newark, Nova Jérsia.

O chefe de Estado português, que viaja em voo comercial, leva consigo o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que vai acompanhar Marcelo em duas iniciativas sobre refugiados. Na comitiva oficial vai também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Em Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio vão encontrar-se com o antigo primeiro-ministro português António Guterres, actualmente na corrida ao cargo de secretário-geral da ONU.

A intervenção de estreia do Presidente da República perante a Assembleia Geral da ONU está marcada para terça-feira à tarde, já de noite em Lisboa. No mesmo dia, estará numa recepção oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

Uma agenda cheia

À margem da sessão de debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 membros-membros da ONU, Marcelo Rebelo de Sousa vai ter encontros bilaterais com o rei de Espanha, Felipe VI, e com o recém-empossado Presidente do Brasil, Michel Temer, na segunda-feira.

Estão já confirmados também, entre segunda e quarta-feira, encontros bilaterais com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e com os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, do Chile, Michelle Bachelet, da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, do Senegal, Macky Sall, da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, e do Gana, John Dramani Mahama.

Na quarta-feira, o Presidente da República encontra-se com a comunidade portuguesa da Costa Leste dos Estados Unidos, num centro de artes dos espectáculos em Newark, Nova Jersey. Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar perante os portugueses e luso-descendentes, seguindo-se um concerto da fadista Raquel Tavares.

A 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU acontece menos de um mês antes da data prevista para o fim do processo de escolha do novo secretário-geral da ONU.

No seu último dia em Nova Iorque, quinta-feira, o programa do Presidente da República inclui um pequeno-almoço oferecido pela Câmara Luso-Americana de Comércio e um almoço com membros da Sociedade Luso-Americana de Pós-graduados.

Neste dia, Marcelo Rebelo de Sousa visitará ainda, no Centro para a História Judaica de Nova Iorque, uma exposição sobre o cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que durante a II Guerra Mundial salvou do regime nazi milhares de judeus e outros refugiados.

Marcelo Rebelo de Sousa chega a Nova Iorque à noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa) e regressa a Lisboa na quinta-feira, com chegada prevista na sexta-feira de manhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    19 set, 2016 palmela 03:05
    O presidente que nao se esqueça de comentar o caso do joaozinho ! Se o continente esta com vontade de fazer caridade faça com os trabalhadores o tempo da escravatura ja acabou! Nos pequenos supermercados manda os patroes e os empregados!
  • rosinda
    19 set, 2016 palmela 02:39
    o dr.paulo morais diz que ele nao se preocupa com a segurança do juiz!
  • Manuela (Amaral)
    18 set, 2016 Odivelas - Portugal 15:49
    Tenho uma amiga, grande amiga, em Newark, eu podia estar lá, ela convidou-me... mas a minha família não achou graça a essa ideia! como a família está primeiro, resolvi ficar! mas segundo a minha amiga, eu lá estava melhor! acredito que sim! porque a vida dela ficou muito melhor, lá! Agora a visita do Sr. Presidente Rebelo de Sousa, vai deixar os portugueses que lá estão, muito contentes! conheço várias pessoas que lá estão, sei que eles gostam de ser lembrados! e este nosso Presidente, é o primeiro a visitar Newark, este não esquece ninguém, que seja português, como ele! vai ser bem recebido, eu tenho a certeza. Boa viagem Sr. Presidente! leve consigo, um grande abraço, para a minha amiga de infância 'Salomé Cardinal' (lágrimas, por estarmos longe).
  • VICTOR MARQUES
    18 set, 2016 Matosinhos 11:40
    Passará cá o Natal?...

Destaques V+