Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Novo imposto sobre imóveis "estava inscrito no programa do Governo"

15 set, 2016 - 21:01

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais remete esclarecimentos para mais tarde.

A+ / A-

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais esclarece que a criação de um novo imposto sobre o património imobiliário, que deverá abranger apenas os imóveis de valor mais elevado, "estava inscrito no programa do Governo".

"Este imposto de que estamos a falar estava inscrito no programa do Governo, como sabemos, e eu apenas, neste momento, posso confirmar que o modelo de imposto (...) está efectivamente a ser estudado pelo Governo com a intenção de o incluir na proposta do Orçamento", disse esta quinta-feira aos jornalistas Fernando Rocha Andrade.

O governante falava em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, à margem do lançamento do período experimental de aplicação do regime de gasóleo profissional.

"Agora, naturalmente, os impostos são mecanismos complexos que devem ser discutidos no seu todo e perante todos os seus elementos. E, portanto, neste momento, vão permitir que eu reserve a análise e os comentários relativamente a essa proposta de imposto para o momento em que essa proposta de imposto for efectivamente apresentada", rematou o secretário de Estado.

O PS e o Bloco de Esquerda (BE) chegaram a acordo para a criação de um novo imposto sobre o património imobiliário que deverá abranger apenas os imóveis de valor mais elevado, noticiou esta quinta-feira a imprensa.

O acordo foi alcançado no âmbito do grupo de trabalho sobre fiscalidade que reúne socialistas e bloquistas e deverá ser inscrito na proposta de Orçamento do Estado para 2017.

O imposto vai incidir sobre o património global, ou seja, a soma do valor dos imóveis de cada proprietário e deixará de fora os imóveis das famílias da classe média e os prédios industriais.

O novo imposto não tem ainda nome e irá vigorar em paralelo com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Mercês
    19 set, 2016 santarem 18:03
    Mais uma..... este secretário de Estado devida ter vergonha antes de aparecer a falar, depois od que já foi dito, ainda vem querer aplicar medidas.... só se for com fita métrica. Agora um cidadão é rico ou vive bem só porque tem casas, que comprou com o dinheiro ganho do trabalho e que amealhou. É assim que querem investimento e casas para alugar... Esperem sentados no Largo do Rato, que quem tem alguma poupança tenta protege-la de famintos e invejosos . Já se olharam bem ao espelho ?
  • Leonardo
    16 set, 2016 Massamá 17:46
    Estava escrito no programa do Governo. então apaga isso, nunca ouvi ou vi o assunto ser debatido, só agora na voz da Sra. Mortágua, do PS só te vi a ti e não te conheço de lado nenhum, és militante do PS..........não sabia, chega de impostos, ultrapassaram os limites, estão a destruir riqueza e ainda queres destruir mais.......chamem a Troika......isto está outra vez na Banca rota, todas as semanas pedem mil milhões de empréstimos, voltou o tempo do grande filosofo.
  • pinguim
    16 set, 2016 lisboa 15:45
    Tenham vergonha, ranhosos e ladrões reles. Da minha parte nao levam mais nada, é so o que tenho a dizer. Pelo menos o PSD aplicava impostos que faziam sentido. Estes aplicam impostos de oportunismo... detesto pulhas de esquerda que querem viver à custa de quem anda toda a vida a poupar. o PS devia ter vergonha de pactuar com este tipo de politicas de roubo para esconder o mal que anda a fazer. Quem vai perder mais vai ser o PS com estas medidas porque claramente a classe média vai mandá-los chuchar num sitio que eu cá sei e por muitos anos. Os outros radicais vão acabar com os comandos e mais coisas que tal... uns palhacinhos ignóbeis... e ainda tenho que os ouvir na tv... bolas.
  • POKÉMON GORDO
    16 set, 2016 Lisboa 15:33
    Este governo governa aos berros e na praça pública como se estivesse na feira da ladra.Haja recato Sr. Pokémon balofo das viagens da Galp... Como é posssível este tipo ainda ser secretário de estado.À mulher César nas basta ser séria mas tem de o parecer kamarada...E vossa senhoria vemde-se por um bilhete de futebol e uma viagem para a bola...Tenha dó dos tugas e demita-se se tem coluna vertebral...
  • COSTA REFÉM PC E BE
    16 set, 2016 Lisboa 11:16
    Pois, este vendido à Galp por um prato de lentilhas anda desorientado.Será que não era melhor mandar este Pokémon para fora do desgoverno? Noutros tempos, a esquerda unida, invocaria a ética republicana e a extrema esquerda invocaria a demissão...Agora, calados que nem ratos de porão...Hipócritas estes vendidos por uma viagem e um bilhete de futebol... Programa de governo? A sério? MAs qual é o programa do Governo? Do PS, do Bloco e do PCP? Ou será mais exigências do PCP e do Bloco? Um governo que está refém desta tropa fandanga só nos vai levar à miséria mais uma vez como nos fez o mitómano Sócrates em 2010/ 2011...
  • jota santos
    16 set, 2016 castelo branco 10:28
    pode estar no programa do governo (que vai mudando conforme as conveniências) mas de certeza que não está no programa eleitoral do PS que ainda agora acabei de consultar no site do PS
  • Alex
    16 set, 2016 Lisboa 07:28
    Este imposto até podia estar no programa de governo, mas por algum motivo o PS não teve o maior número de votos nas eleições.
  • José Manuel Fernande
    16 set, 2016 Mem Martins 04:49
    Eu sou responsável pelo que digo é escrevo o mru nome está completo e se me pedirem o cc tabem pode ser, Agora não publicar um comentário claro unesto e real só porque não sou comunista e falta de democracia Realmente nimguem leu o programa do governo mas aqueles que leram também viram lá escrito que o crescimento económico seria de 2% assim sendo isto de dizer que estava escrito na programa para justificar o aumento dos impostos e uma conversa de canalhas de gente que nunca fez nada na vida, pois se não há rendimento retirar mais impostos da economia só piora as coisas por cada 3 euros que o estado cobra em impostos gasta para si 2 euros
  • João Gil
    15 set, 2016 LISBOA 22:28
    Ladrōes, usurpadores e traidores. É o governo de Portugal.
  • joa
    15 set, 2016 Lisboa 22:26
    Não é que esses pêesses e esquerdistas prestem, mas essa direita bolorenta muito menos, sempre muito preocupada com os ricaços que exploram os outros e com as máfias financeiro-económicas! Essa medida é muito bem aplicada, ao contrário da outra de acesso a dados bancários de contas acima de 50 mil, essa foi um grande erro, mas sobre o património imobiliário é muito correto, porque o que acontece hoje em dia é uma tremenda especulação de proprietários e fundos imobiliários e a consequência é um mercado de arrendamento distorcido, especulado, poucas casas para arrendar, porque esses tais proprietários e fundos especuladores como pagam pouco imposto preferem ter as casas fechadas a apodrecer do que arrendar ou vender a preços justos!!

Destaques V+