Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS abre a porta ao congelamento ou redução das propinas

15 set, 2016 - 19:59

O presidente da comissão parlamentar de Educação, o deputado do PS Alexandre Quintanilha, reconhece que é preciso encontrar novas formas de financiamento do Ensino Superior, que não passem pelas propinas.

A+ / A-

O PS abre a porta ao congelamento ou redução das propinas no ensino superior, uma medida que a Juventude Socialista (JS), o PCP e o Bloco de Esquerda reclamam há muito.

O presidente da comissão parlamentar de Educação, Alexandre Quintanilha, reconhece que é preciso encontrar novas formas de financiamento do Ensino Superior, que não passem pelas propinas.

“Apesar de as propinas não serem a parte mais importante do financiamento das universidades, só representam perto de 30%, é óbvio que todos nós desejaríamos que essa componente no financiamento do ensino superior pudesse ser reduzida”, disse o deputado socialista.

Alexandre Quintanilha espera que “em alinhamento com aquilo que vai ser possível nos próximos anos, alguns passos possam ser dados nessa direcção”.

“Eu não sei qual é a velocidade possível, porque todos temos limitações económicas significativas, mas penso que será de todos um desejo que as propinas possam ser reduzidas e que deixem de ser uma parte principal do financiamento das instituições de ensino público”, defende o deputado do PS.

A JS já admitiu apresentar uma proposta de congelamento das propinas no Orçamento do Estado para 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MT
    15 set, 2016 Lx 21:37
    Não sei qual a melhor solução, mas o valor elevado das propinas no ensino superior público é absurdo. Num país envelhecido, com quadros qualificados a trabalhar noutros países por força da crise financeira dos últimos anos, o custo das propinas é tão só um entrave às famílias que pretendem investir na formação superior dos filhos que se vêem gregos para fazerem face às inúmeras despesas com que se deparam. É que, no final, quem perde é o país.

Destaques V+