Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministra da Justiça quer criar um Observatório para a Justiça Económica

15 set, 2016 - 11:27

Organismo pretende ser resposta ao apelo do Presidente da República para a criação de convergências na justiça.

A+ / A-
Francisca Van Dunem defende um Observatório para a Justiça Económica
Francisca Van Dunem defende um Observatório para a Justiça Económica

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai propor esta quinta-feira aos parceiros sociais a criação de um Observatório para a Justiça Económica. A revelação é feita pela própria ministra, em entrevista à Renascença.

A ideia resulta da constatação feita a diversos níveis, entre as quais pelas estruturas europeias, de que o mau funcionamento da justiça em Portugal é uma barreira ao investimento e ao crescimento económico.

A ministra da Justiça quer criar uma estrutura que possa ajudar a reflectir sobre as mudanças que é preciso fazer na justiça económica e que possa também reunir informação que ajude a prevenir crises futuras.

“Trata-se de um modelo de trabalho inclusivo e convergente, em que as várias estruturas que têm interesse podem entrar e nos moldes que pretenderem. Podem oferecer aquilo em que são melhores, por exemplo, a capacidade numa determinada área, num saber, o que quer que seja”, detalha a ministra.

A criação deste Observatório está dependente da recepção que a ideia terá na reunião concertação social agendada para esta quinta-feira, lembra a ministra.

Francisca Van Dunem diz ainda que a criação deste organismo é já uma resposta ao desafio lançado pelo Presidente da República aos operadores judiciários, para recriação de convergências no sector.

Nesta entrevista, a ministra lembra que um pacto para a justiça, assim como para outras áreas, deve envolver não só aqueles “que tenham, do ponto de vista constitucional, a responsabilidade política de legislar e de dirigir a administração pública” mas também aqueles que desempenham, no quotidiano, funções” nesses sectores.

Este é um excerto da entrevista da ministra da Justiça à Renascença, que vai ser emitida na quinta-feira, depois das 13h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    16 set, 2016 Lisboa 09:27
    O que deveria fazer era acabar de vez com toda a sonelidade, com toda a coregrafia com toda a incompetência e com toda a negligencia que invade a inJustiça neste País. Quem os vê todos muitos soneles de bata negra vestida cheios de colares pendurados ao pescoço, não sabendo como funciona a justiça, é levado a pensar que Portugal tem uma justiça do século XXI. Quando o que temos verdadeiramente é uma justiça do século XX. Se há Instituições neste País que não mudaram nada após o 25 de Abril a Justiça é uma delas. Uma autêntica palhaçada cheia de salamaleques ineficax e bafienta. Já o outro disse e bem que é mais fácil em Portugal passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que prender um rico. Será que não há ninguém na Justiça quem tenha vergonha? Sempre a mesma inoperância, sempre as mesmas desculpas, sempre as mesmas promessas e sempre a mesma vergonha. E também sempre os mesmos privilegios.
  • Hugo
    15 set, 2016 16:42
    Mais tachos...
  • Traoliteiro
    15 set, 2016 Venda da Porca 15:20
    MAIS UNS TACHOS QUE O ZÉ TEM DE PAGAR!
  • bintoito
    15 set, 2016 penteado 14:15
    Vamos nessa ó vanessa que ainda ninguém observou. Mais uns tachos para amigos, não?
  • tuga
    15 set, 2016 lisboa 13:57
    a compatriota isabel dos santos está lixada com esta ""medida"""!!
  • José Gomes L
    15 set, 2016 Lisboa 13:20
    Justiça económica ou crime económico???

Destaques V+