Tempo
|
A+ / A-

Gasóleo profissional. Abastecer o depósito, com menos dinheiro em 55 postos

15 set, 2016 - 06:16

Período experimental abrange postos de oito concelhos, em quatro zonas fronteiriças. O combustível tem uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha, ou seja, elimina o diferencial de 13 cêntimos.

A+ / A-

O novo regime do gasóleo profissional vai ser testado em oito concelhos, de quatro zonas de fronteira, a partir desta quinta-feira. São 55 postos de abastecimento de combustível com preços mais baixos para os transportadores de mercadorias.

A fronteira de Quintanilha terá 13 postos de abastecimento com gasóleo profissional, Vilar de Formoso 17, a fronteira do Caia 14 e a de Vila Verde de Ficalho 11 postos, segundo fonte oficial do Ministério da Economia.

O gasóleo tem uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha, ou seja, elimina o diferencial de 13 cêntimos que existe relativamente aos impostos específicos sobre combustíveis.

Com esta medida, o Governo espera aumentar os abastecimentos em Portugal - travando a fuga para Espanha - e assim compensar a devolução estimada de 135 milhões de euros às transportadoras (com a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos).

Numa fase inicial e até ao final do ano, o regime do gasóleo profissional será testado em oito concelhos de quatro fronteiras com significativo movimento de transporte de mercadorias - Almeida, Guarda, Elvas, Estremoz, Serpa, Beja, Bragança e Macedo de Cavaleiros - para em 2017 ser implementado em todo o país.

Segundo o novo regime, o reembolso do imposto sobre os combustíveis será efectuado pelos emitentes dos cartões frota, isto é, pelas gasolineiras, que terá que acontecer no prazo de 90 dias, após a comunicação à Autoridade Tributária do respectivo abastecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jorge
    15 set, 2016 lisboa 11:19
    Boa medida finalmente agora falta saber se vai funcionar bem e se vai ter repercussões nos preços dos fretes.
  • Antero Ferreira
    15 set, 2016 Porto 08:51
    João...não leste nada, e depois mandas umas bocas foleiras...vou explicar: (Numa fase inicial e até ao final do ano, o regime do gasóleo profissional será testado em oito concelhos de quatro fronteiras com significativo movimento de transporte de mercadorias - Almeida, Guarda, Elvas, Estremoz, Serpa, Beja, Bragança e Macedo de Cavaleiros - para em 2017 ser implementado em todo o país.) Por acaso achas que uma transportadora que é por exemplo de Aveiro e só opera nesse distrito vai a Espanha encher os depósitos dos seus camiões??? entre ir e vir lá se ia o lucro...
  • Aldrabado
    15 set, 2016 Fronteira 08:22
    Isto, normalmente, dá sempre MAROSCA...e da grossaaaa!!!
  • Joao
    15 set, 2016 Coimbra 07:59
    Vergonha. Representa apenas a preocupação com a receita do imposto. Como aceitam os camionistas esta absurda situação? Os transportes que fazem o litoral de norte a sul, sao mais ricos? Que incoerência...

Destaques V+