Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo espera que Bruxelas adopte posição "igual para todos" no caso de Durão

14 set, 2016 - 22:57

"É natural que haja um tratamento não discriminatório", afirma o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente da República considera que a Comissão Europeia deve manter uma posição "igual para todos", comentando o caso do ex-primeiro-ministro Durão Barroso e sua contratação pela instituição financeira Goldman Sachs.

"A Comissão Europeia, certamente, não terá posições discriminatórias. A posição que adoptar, no futuro, valerá para todos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, à margem do 12.º encontro do Grupo de Arraiolos, que reúne chefes de Estado europeus sem poderes executivos e decorre até quinta-feira entre Plovdiv e Sofia, Bulgária.

"É natural que haja um tratamento não discriminatório. Houve um ex-presidente da Comissão Europeia e vários comissários que saíram para instituições financeiras, até especificamente para a mesma. É natural que haja uma regra geral de tratamento das situações", prosseguiu o chefe de Estado.

O antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso considerou que as recentes posições do executivo comunitário sobre a sua ida para a Goldman Sachs são discriminatórias contra si e contra o banco de investimento, além de inconsistentes.

Segundo responsáveis de Bruxelas, Durão Barroso deixará de ser recebido como antigo responsável daquela instituição europeia e terá de dar explicações ao executivo europeu sobre a sua relação contratual com a Goldman Sachs.

Marcelo Rebelo de Sousa foi também questionado sobre as trocas de palavras em Portugal acerca de um eventual segundo pedido de resgate financeiro, bem como sobre a sua intenção de vetar ou submeter a fiscalização constitucional o diploma do Governo socialista que prevê a obrigação da banca comunicar à Autoridade Tributária saldos acima de 50 mil euros de cidadãos residentes em Portugal, mas preferiu não comentar questões internas no estrangeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CF
    15 set, 2016 Beja 16:14
    Os portuguesitos terem tido um presidente da comissão e ainda por cima em dois mandatos! E agora quererem ter um secretário-geral das nações unidas! Quem julgam que são? Pior só seria se tivessem conseguido ganhar o euro! Ganharam? Portugas: "Não nos amesquinhemos a nós próprios!"
  • 15 set, 2016 LISBOA 08:47
    está a defendê-lo porque são todos do PSD!!! O DURÃO SAIU DO MRPP PORQUE NÃO IA A LADO NENHUM A DEFENDER A ""CLASSE OPERÁRIA"" SERVIU-SE DO PSD - SERVIU-SE DA GUERRA DO IRAQUE - SERVIU-SE DO CLUBE BILDERBERG, ENFIM ,TUDO LHE SERVE PARA SUBIR. O PSD DEVERIA TER VERGONHA DE GAJOS SE SERVIREM DO PARTIDO PARA SUBIREM NAVIDA, VEJA-SE BPN, ETC., ETC. VEJAM A LISTA DE GAJOS DO PSD METIDOS EM TRAFULHICES!!! TODOS SE SERVIRAM DO PSD!!!! ESTE GAJO ENVERGONHA PORTUGAL E O PSD!!! É A NEGAÇÃO DO DEVE SER UM POLITICO, QUE DEVE SERVIR O POVO E O PAÍS E NÃO SERVIRE-SE DA POLITICA, COMO 99,999999999999999% O FAZEM!!!!!
  • asilva
    15 set, 2016 adelaide 07:01
    ... entao em pleno seculo 21 ainda temos na Europa (agora Uniao Europeia) "brancos e pretos" ? Entao para fins foi a segunda guerra contra o Hitler ?? ... ca esta como disse o "outro" - "o povo e sereno"...
  • Vítor Simões
    15 set, 2016 Maputo 05:39
    não, não é igual para todos!! ou ainda não ficou claro que na UE há azuis escuros e azuis claros? Eu só não sei porque ainda fazemos parte de um clube que nos quer ... para esfregar o chão e lavar as "toilettes"!!

Destaques V+