Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério Público tem mais seis meses para acusar Sócrates

14 set, 2016 - 19:40

A um dia da data apontada para concluir a fase de inquérito, há novo prazo. E pode voltar a ser prolongado.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) tem mais seis meses para deduzir acusação contra José Sócrates, o principal arguido da "Operação Marquês". O prolongamento do prazo foi anunciado esta quarta-feira ao final da tarde pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

No final de Março, o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) tinha apontado 15 de Setembro como prazo para concluir a fase de inquérito da “Operação Marquês”. A um dia da data limite, a PGR dá mais seis meses e acrescenta que o prazo ainda pode voltar a ser prolongado.

De acordo com a Procuradoria, “nos últimos dias, os magistrados do DCIAP afectos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação”.

Os magistrados pediram mais tempo alegando que, “no decurso da investigação, o Ministério Público foi sendo confrontado com novos factos, integráveis no objecto do processo”.

Foram também “identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócios”, diz o comunicado da PGR.

Para a demora na dedução da acusação os magistrados da "Operação Marquês" também apontam "a falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suíça e do Reino Unido".

Há também, explica a PGR, "ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial, antes de serem disponibilizados e analisados pela investigação, atenta a prévia necessidade da sua sujeição a perícia".

A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, incluindo José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.

No comunicado divulgado esta quarta-feira, a Procuradoria sublinha que o processo é de "excepcional complexidade".

A defesa de José Sócrates apresentou esta quarta-feira um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), disse à Lusa fonte do Tribunal da Relação de Lisboa, instância que vai analisar o incidente.

O pedido de afastamento acontece poucos dias depois de uma entrevista de Carlos Alexandre à SIC, em que o "superjuiz" garantiu que não tem amigos ricos e que tem de trabalhar para pagar as contas, o que alguns comentadores interpretaram como uma referência indirecta a José Sócrates.

A defesa de Sócrates não comenta esta decisão porque ainda não foi notificada oficialmente pela Procuradoria-Geral da República.

[notícia actualizada às 20h33]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco
    16 set, 2016 Braga 17:28
    Nem a lenta justiça portuguesa o julgou e já estão os aziagos a condenarem o homem. Porque não comentam também os irresponsáveis e gatunos do BPN?
  • zé Tuga
    15 set, 2016 Conchinchina 15:55
    Devem estar para chegar notícias frescas do Brasil, agora que o seu amigo Lula foi denunciado pelo Ministério Público de lá. O Caso da Portugal Telecom com a OI será investigado, estão em questão 7 milhões de dólares que Lula ou o seu partido recebeu da Portugal Telecom via Macau .
  • lv
    15 set, 2016 Loures 13:16
    Mais uma oportunidade para uns Trolhas fazerem uns biscates aos sábados para equilibrar o pobre orçamento encurtado por um malvado Sócrates!
  • Sergio Oliveira
    15 set, 2016 Matosinhos/Porto 11:10
    palavras para quê? é a justiça que temos! Porque é que a Policia Judiciária não investiga a investigação? Deveria ser bonito!
  • TUGA
    15 set, 2016 LISBOA 08:39
    POIAMOS ESTAR O RESTO DA VIDA QUE NUNCA HAVERÁ ACUSAÇÃO, QUEM AINDA VAI PRESO É O JUIZ!!!
  • Luis
    15 set, 2016 Lisboa 07:48
    Algo me diz que a entrevista em si e o que foi dito pelo juiz foi algo premeditado com vista a lhe ser retirado o processo. Mais seis meses para fazer a acusação a juntar ao tempo em que o processo já se encontra em investigação é uma autêntica vergonha para a Justiça deste País injustiçado pela justtiça que tem. Tantos crimes noticiados, dezenas ou talvez centenas, qual a razão para tanto tempo para proceder à acusação? Talvez porque não haja provas e apenas suspeitas? Talvez porque mais uma vez estamos perante um caso de "A montanha pariu um rato". É que se assim for de facto a mudança de juiz seria muito conveniente quer para o Juiz que detem o processo quer para a Justiça, ou falta dela. Começo a ter receio da nossa Justiça. Se a justiça trata assim um ex 1º Ministro independentemente de este poder estar inocente ou ser culpado, como me tratará a mim um simples cidadão, com uma vida de trabalho, teso com um carapau por tanto ter sido roubado em impostos ao longo de dezenas de anos para alimentar um Estado esmifrador de dinheiros publicos?. Aos senhores da Justiça exige-se mais do que coreografias e solenidades já demasiado bafientas. Tenham todos vergonha são extremamente bem pagos e têm privilegios unicos pelo que têm que exercer a vossa função de uma forma competente e célere. Exigimos uma justiça a serio exercida por gente seria.
  • Silva Luis
    15 set, 2016 Olhos D'água 07:43
    Só para que se registre, quem achava que com a mudança de governo o Sócrates estava safo, enganou- se. Afinal parece que a justiça continua independente. Parece é que são mesmo incompetente.
  • maria
    15 set, 2016 Lx 06:52
    A confiança que tinha na Justiça portuguesa, transformou-se agora em medo.
  • ana
    15 set, 2016 lisboa 00:51
    O sr. eng Sócrates poupou uns bons dinheiritos enquanto esteve na prisão. Agora pode gastar à vontade e quando acabar, o amigo tem mais....é para issoque os amigos servem....cheguei à conclusão que não tenho amigos... Que juiz terá coragem para condenar um homem inocente e honesto, amicíssimo do povo? Se algum tiver é só pedir a extradição do mesmo....
  • António
    15 set, 2016 Mirandela 00:48
    ´O que agora se está a descobrir vai tornar este caso ainda mais moroso. IMAGINEM OS MEUS CONCIDADÃOS .........que acabou de se descobrir que José Sócrates, recebia uma percentagem por todas as CARACOLETAS que do Algarve eram vendidas para França. 1º - Vamos ver quantos kilos de Caracoletas forma vendidas, (entre o ano de 2004 e 2010) depois avaliar o peso de cada Caracoleta para poder fazer uma média do que recebia em dinheiro por cada ANIMAL...ESTA PARTE É MUITOI IMPORTANTE para avaliar o tamanho do ato de corrupção. O Ministério Publico calcula (E TODOS SABEMOS COMO ELE CALCUMA ....QUANDO CALCULA) Que José Sócrates deve ter recebido uma verba à VOLTA 27€ e 34 CENTIMOS. Que devem estar depositados numa conta de um AMIGO ......................FELIZMENTE EU NÃO SOU AMIGO DELE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Destaques V+