Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Durão Barroso "não é dignificante para a UE", diz Passos Coelho

14 set, 2016 - 16:15

Passos Coelho sai em defesa do antigo presidente da Comissão Europeia. "Este folhetim já está a ir longe de mais", atira.

A+ / A-

O líder do PSD considera que a forma como a decisão de Jean-Claude Juncker de inscrever Durão Barroso na lista de lobistas está a ser tratada não é dignificante para a União Europeia, escusando comentar o "folhetim".

"Acho que este folhetim, porque é um folhetim de que se trata, já está a ir longe de mais, não tenciono pronunciar-me mais sobre essa matéria, acho que não é dignificante sequer para a União Europeia a forma como esta matéria tem vindo a ser tratada", afirmou o presidente social-democrata, Pedro Passos Coelho, quando questionado sobre a decisão da Comissão Europeia sobre Durão Barroso.

Passos Coelho, que falava aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro a propósito da cimeira de Bratislava, adiantou ainda que esta questão não foi abordada na reunião com António Costa, nem está neste momento "sequer na preocupação de afirmação política do PSD".

Jean-Claude Juncker anunciou que vai examinar o contrato do seu antecessor com o Goldman Sachs Internacional e deu já instruções ao seu gabinete para tratar Durão Barroso como qualquer outro lobista com ligações a Bruxelas.

Questionado ainda sobre a possibilidade de uma eventual candidatura da búlgara Kristalina Georgieva a secretária-geral das Nações Unidas e sobre o apoio público manifestado pelo chefe de gabinete do actual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a essa hipótese, Passos Coelho lembrou que o PSD apoia "desde a primeira hora à candidatura do engenheiro António Guterres".

"À medida que o tempo vai passando eu vejo as possibilidades de sucesso aumentarem", vincou, ressalvando, contudo, que o apoio do PSD não vincula outros partidos e que existem partidos, nomeadamente ao nível do PPE, que podem vir a adoptar uma posição diferente.

Contudo, insistiu, da parte do PSD a posição tem sido clara.

"Não se trata de uma questão ideológica, não o apoiamos apenas só porque se trata de um português, achamos que é uma pessoa que tem créditos firmados e que pode ser uma aposta de qualidade para aquilo que as Nações Unidas precisam de fazer", acrescentou.

No final do encontro entre o líder do PSD e o primeiro-ministro, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus foi também questionada sobre a polémica que envolve a contratação de Durão Barroso para a Goldman Sachs Internacional, mas respondeu apenas que o Governo não tem "nenhum comentário a fazer".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eugénio Rodrigues
    18 set, 2016 A-da-Beja 16:27
    O PPD é uma máfia. Protegem-se como mafiosos.
  • rosinda
    14 set, 2016 palmela 20:59
    estou-me a marimbar para os resultados que antonio guterres venha a obter em relaçao a presidencia da onu! Tambem me estou a marimbar para lobistas!
  • Miguel Botelho
    14 set, 2016 Lisboa 18:24
    Mais uma cena retirada do livro: «Passos, o coelho apocalíptico».

Destaques V+