Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Curso em que morreram dois Comandos vai ser retomado

14 set, 2016 - 15:46

A+ / A-

Veja também:


O 127.º curso de Comandos, em que dois militares morreram e outros nove foram hospitalizados, vai ser retomado, anuncia o Exército.

A formação vai ser reiniciada amanhã, quinta-feira, após ter sido realizada uma bateria de exames médicos a todos os formandos.

“Considerando que a avaliação não revelou contra indicações clínicas que impeçam a continuidade do Curso (excluindo, naturalmente, os militares que estão ou estiveram internados no Hospital das Forças Armadas e que continuam o seu processo de recuperação), Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército autorizou que o 127.º Curso de Comandos retomasse as actividades previstas no Plano de Curso a partir de 15 de Setembro de 2016, informando Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional da sua decisão", avança o Exército, em comunicado.

Os 63 militares que realizaram os exames foram considerados aptos para prosseguir os treinos, disse à Renascença o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Vicente Pereira.

Os resultados dos exames foram avaliados por médicos de medicina desportiva, internista, cardiologista e ortopedista.

Dois militares do 127.º curso de Comandos morreram e outros nove foram hospitalizados na sequência de um treino, realizado na zona de Alcochete, a 4 de Setembro.

O militar Hugo Abreu morreu no dia do treino, alegadamente devido a um "golpe de calor".

No sábado passado, 10 de Setembro, faleceu Dylan Araújo da Silva, militar que estava internado em estado muito grave, com complicações hepáticas, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, desde 6 de Setembro.

O caso já desencadeou investigações, instauradas quer pelo chefe do Estado-Maior do Exército quer pela Procuradoria-Geral da República, e levou à suspensão dos cursos de Comandos do Exército.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    14 set, 2016 Lisboa 18:21
    Uma verdadeira investigação chamava o instrutor (ou os instrutores) que estão por detrás deste acidente. 2 mortos e 10 feridos é caso para pensar se algo está mal nesta tropa de elite que persiste em formar recrutas, como se o país estivesse em guerra.
  • Luis
    14 set, 2016 Lisboa 16:07
    Sendo assim , agora só falta prender o sol. O sol foi o unico responsável pelas mortes ocorridas.

Destaques V+