O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

​Arrependimento de Catarina Martins foi "figura de estilo"

12 set, 2016 - 23:27

Líder do Bloco de Esquerda considera que o PSD está "em choque" porque, ao contrário dos seus governos, chegados a Setembro ainda não foi necessário apresentar nenhum Orçamento Rectificativo.
A+ / A-

Veja também:


A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, diz ter usado "uma figura de estilo" quando falou em arrependimento e garantiu estar "todos os dias" convicta do acordo à esquerda.

"Toda a gente percebeu perfeitamente que eu usei uma figura de estilo para falar das dificuldades que sentimos todos os dias com momentos em que há desacordo, quando achamos que o Governo não age como devia ter agido", explicou a deputada esta segunda-feira à noite, no Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia.

A bloquista respondeu desta forma quando questionada sobre as afirmações desta segunda-feira do líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, que, na abertura das jornadas parlamentares sociais-democratas disse: "a deputada Catarina Martins parece que se arrepende todos os dias de fazer parte desta solução, mas é um elemento chave".

Em Agosto passado, e quando questionada pelo jornal "Público" se perante polémicas como as viagens pagas pela Galp a membros do Governo, não houve algum momento em que o Bloco se tenha arrependido da criação da "geringonça" (partidos que apoiam parlamentarmente o executivo do socialista António Costa) Catarina Martins afirmou: "Todos os dias me arrependo. Faz parte".

Quanto aos momentos de desacordo, a coordenadora do BE enumerou alguns casos do verão como "o caso das viagens da Galp" e "o problema do conselho de administração da CGD".

"Não tivemos dias simples, mas o BE trabalhou muito por um acordo para parar o empobrecimento em Portugal. E estamos todos os dias convictamente nesse acordo", garantiu.

PSD está "em choque"

Catarina Martins considera que o PSD está "em choque" porque, ao contrário dos seus governos, chegados a Setembro ainda não foi necessário apresentar nenhum Orçamento Rectificativo.

A deputada reagiu assim quando questionada pelos jornalistas sobre as afirmações do ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre um eventual segundo resgate financeiro.

"Julgo que não era exactamente esse o tema. Foi interpretado como foi, o PSD falou profusamente sobre essa questão", assinalou.

Depois de Mário Centeno ter dito à estação televisiva norte-americana CNBC que Portugal fará o necessário para evitar um segundo resgate financeiro, foi acusado de "piromania política" pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

Catarina Martins defendeu que a preocupação actual do BE "são as negociações do Orçamento do Estado.

"O central é que consigamos continuar a cumprir o acordo que fizemos, um acordo para parar o empobrecimento, para recuperar rendimentos e nisso há alguns dossiês que são essenciais, nomeadamente o aumento real das reformas", assinalou.

Quanto ao Orçamento do Estado, a bloquista admitiu que "as negociações são sempre complicadas", lembrando o "acordo estabelecido" e que "guia" o documento.

"Esse acordo prevê, por exemplo, a subida do salário mínimo para 557 euros no próximo Janeiro e essas medidas já são medidas estáveis e, portanto, há uma parte das negociações que está feita", referiu.

Admitiu ainda existir "uma parte que é mais complicada", nomeadamente "o aumento real das pensões".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • da
    15 set, 2016 ads 21:57
    Só se for um eufemismo!!!
  • viva o xuxialismo!
    13 set, 2016 Santarém 22:14
    A Catarina é de facto uma boa artista de teatro, quanto ao Orçamento cuidado com o que andam por aí a vender, espero não ser gato por lebre porque há muitos organismos a queixarem-se de dívidas adiadas que estão a congestionar o bom funcionamento dos mesmos e a ficarem adiados os pagamentos para camuflar o défice e se assim for na verdade isso será muito grave e mais tarde vai dar barraca e de que maneira, quanto ao resto continue a engolir muitos sapos e bom apetite.
  • João Bessadas
    13 set, 2016 Amarante 21:36
    A Catarina é pequena de tamanho mas é uma grande mulher é uma mulher do norte, uma nova Maria da Fonte para matar os Cabrais da direita.
  • Bloco de Esterco
    13 set, 2016 lisboa 20:41
    Porque é que a catrina nao se candidata à camara de Lisboa?... Porque sabe que perdia.
  • Bloco de Esterco
    13 set, 2016 lisboa 18:55
    Porque é que a catrina nao se candidata à camara de Lisboa?... Porque sabe que perdia.
  • marina
    13 set, 2016 PORTO 16:14
    O Arrependimento é demasiado nobre o arrepender-se do arrependimento já é cobardia desonesta. Valores que a Catariana não conhece
  • luque
    13 set, 2016 viseu 15:02
    A cretina nem figura nem estilo!!!! Tem-se desdito em tudo que defende!!!! Palavras para quê, uma artista.....
  • Rui
    13 set, 2016 Lisboa 12:23
    Porque a Catarina nunca se candidata a câmara de Lisboa há porque não é uma oportunista como tantos outros correcto.
  • Eborense
    13 set, 2016 Évora 11:45
    Para estilo gosto mais da Marisa Matias. Catrina! Em relação ao Orçamento, vais engolir os sapos que o xuxa Costa quiser e não bufas. Portanto, por que no te callas?
  • graciano
    13 set, 2016 alemanha 11:12
    ha muitos anos atras houvi alguem dizer um bom politico para ser um bom politico precisa ser antes do mais um bom actor ter sede de poder e nao falar aquilo que penssa mas aquilo que o povo gosta de ouvir e esta catarina nao ha duvida nenhuma que tem tudo isso parabens continua assim e seras a rainha de portugal porque rainha do be ps e pcp ja es