Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​CDS considera “normalíssimo” retirar privilégios a Durão Barroso

12 set, 2016 - 21:43 • Eunice Lourenço

Nuno Melo diz à Renascença que é “normal” que o antigo presidente da Comissão passe a ser considerado “lobista” em Bruxelas e defende regulamentação do lobby em Portugal.

A+ / A-

Para o CDS, é normal a intenção do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker de alterar os privilégios de Durão Barroso, que passará a ser recebido em Bruxelas como representante da Goldman Sachs e não como antigo presidente da Comissão.

Em declarações à Renascença, o eurodeputado Nuno Melo diz que a posição de Juncker faz todo o sentido à luz do que se passa em Bruxelas onde a actividade de lobby está regulamentada.

“Qualquer cidadão que represente um entidade muito menos significativa que a Goldman Sachs para interagir com deputados do Parlamento Europeu tem de se declarar como lobista”, diz Nuno Melo, lembrando que “em Bruxelas o lobbing é uma actividade altamente regulamentada, por razão da necessidade de transparência no exercício da acção politica, coisa que, de resto, o próprio José Manuel Durão Barroso bem saberá”.

Em Bruxelas, recorda o eurodeputado do CDS, há cerca de 30 mil lobistas registados, é uma realidade transversal a todas as actividades, incluindo, “necessariamente”, a realidade económica e financeira, pelo que Nuno Melo considera que as preocupações de Juncker são “normalíssimas”.

“O que é facto é que, tendo sido presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso hoje desempenha funções numa empresa que, à escala global, é consultora de governos, grandes empresas, que subscreve produtos financeiros de vários países, é revendedor primário de títulos do tesouro dos Estados Unidos, que teve intervenção naquilo que teve a ver com a gestão do processo político de dívidas soberanas da União Europeia. E, por isso, considero normal a declaração e preocupação do presidente da Comissão Europeia”, acrescenta Nuno Melo.

A intenção de Juncker de retirar privilégio a Durão barroso foi conhecida esta segunda-feira e foi já criticada pelo PSD.

Em Portugal, a actividade de lobby não é regulamentada, mas o CDS tem um projecto de lei nesse sentido. E Nuno Melo defende que é melhor a clarificação.

“Em Portugal, temos pessoas que exercem a actividade de lobistas sob pretexto de qualquer profissão porque as empresas que os contratam, querendo um lobista aos eu serviço, não o podem apresentar como tal. Por isso, acho que na política – e principalmente quando a actividade política interage com interesses relevantes do ponto de vista económico-financeiro – a regulamentação da actividade é útil”, defende Nuno Melo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tugatento
    13 set, 2016 amarante 14:53
    Em Portugal, e vê-los nos corredores da assembleia da republica, parecem abutres. Ma ninguem faz nada ca na republica das bananas. Tudo normal.
  • TUGA
    13 set, 2016 LISBOA 11:58
    ESTE SÓ MAIS UM!!!! SE FORMOS VER A POLITICADA SALTA DE TACHO EM TACHO!!!! ESTE NO MRPP NUNCA CHEGARIA TÃO ALTO, MAS O CLUBE BILDERBERG DEU-LHE UMA AJUDA, O IRAQUE, ETC. ESTES GAJOS VENDEM A ALMA AO DIABO SE NECESSÁRIO, SÃO SERES DESPREZÍVEIS!!
  • Zé das Coves
    13 set, 2016 Alverca 10:43
    Ainda vou ver o PSD chamar aos Sres da UE comunistas !
  • Miguel Botelho
    13 set, 2016 Lisboa 08:49
    Bom... Agora só falta ao Durão Barroso, ou «Cherne» concorrer ao lugar do papa.
  • paulo
    13 set, 2016 vfx 08:44
    A ganância,o dinheiro,o "poder" sempre tiveram muita força.......era assim nos filmes de Al Capone,e continua e continuará,até um dia.
  • Jorge
    12 set, 2016 Porto 23:58
    A passadeira vermelha do Goldman Sachs é mais que suficiente. Parabéns Durão pelo novo desafio.
  • Isabel
    12 set, 2016 Lisboa 23:49
    Nem sempre é possível ter sol na eira e chuva no nabal.
  • Bela
    12 set, 2016 Coimbra 23:34
    Concordo plenamente com a decisão. Qualquer funcionário de uma qualquer empresa, quando deixa de exercer funções nela, perde direito a todas as regalias a que eventualmente usufruía como seu funcionário. Aqui em Portugal também deveriam acabar com os privilégios dos deputados, dos ministros e até dos presidentes da República com cessam as respectivas funções.No caso dos ex-presidentes é uma vergonha esses senhores continuarem a ter regalias como se estivessem no activo. Pela lógica embora actualmente o presidente seja o professor Marcelo, na verdade temos mais três: Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, assim não há impostos que seguem. Até parece que vivemos numa monarquia, onde os contribuintes são obrigados a sustentar toda a parentela real.
  • Teodoro Silva
    12 set, 2016 Soure 23:08
    Somente o PPD acha esta pouca vergonha normal.
  • Albeeto Martins
    12 set, 2016 Lisboa 22:27
    Lobista. Eufemismo para designar corruptor.. Corrupto activo...pessoa que suborna dentro da legalidade criada por lei à medida elaborada nos principais escritórios corruptos de advogados e aprovados pelos testas de ferro na AR....

Destaques V+