Tempo
|
A+ / A-

Durão Barroso perde privilégios de ex-presidente da Comissão

11 set, 2016 - 22:34

O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, quer que Barroso seja recebido em Bruxelas, “não como antigo presidente, mas como um representante de um interesse sujeito às mesmas regras dos lobistas”.

A+ / A-

José Manuel Durão Barroso vai tornar-se no primeiro ex-presidente da Comissão Europeia a perder privilégios da chamada "passadeira vermelha". Em causa está o novo cargo que Barroso vai assumir no banco Goldman Sachs, que levanta dúvidas ao executivo comunitário.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o actual presidente da comissão, Jean-Claude Juncker, quer que Barroso seja recebido em Bruxelas, “não como antigo presidente, mas como um representante de um interesse sujeito às mesmas regras dos lobistas”.

A partir de agora, em quaisquer contactos futuros, será recebido como um "representante de interesses" e qualquer comissário europeu ou funcionário da União Europeia que mantiver contactos com Durão Barroso será obrigado a registar esses contactos e a manter notas sobre os mesmos.

Esta decisão de Juncker responde à provedora de justiça europeia, Emily O'Reilly, que na semana passada pediu esclarecimentos sobre a posição da Comissão Europeia face à nomeação de Durão Barroso para administrador não-executivo na Goldman Sachs Internacional (GSI).

O'Reilly escreveu a Jean-Claude Juncker, pedindo-lhe que clarificasse a posição do executivo comunitário face à nomeação do seu antecessor e interrogando a Comissão sobre que medidas tomou para verificar se a nomeação está conforme com as obrigações éticas estipuladas.

A provedora europeia quis ainda saber se Juncker pediu ou tenciona pedir um parecer ao Comité de Ética 'ad hoc' da Comissão Europeia, e se esta tenciona rever o código de conduta dos comissários.

Na sua qualidade de ex-presidente da Comissão Europeia, assim como ex-primeiro-ministro de um estado-membro, Durão Barroso teria o direito a um "tratamento VIP" pelos líderes e instituições europeias em Bruxelas.

Juncker estará a examinar o contrato de trabalho de Durão Barroso no Goldman Sachs.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    12 set, 2016 aveiro 16:34
    Lobista a 100% , disso não há duvida !........................mas se fosse só ele !!!!!!!!!! não é Sra. M .Luis ?????
  • antonio
    12 set, 2016 portugal 15:11
    Se virmos as críticas internacionais e a ordem pela qual foram surgindo, dá a impressão que o lugar devia estar apalavrado para outro, possivelmente um francês do actual governo.
  • Pinto
    12 set, 2016 Custoias 12:04
    Durão é o espelho dos políticos portugueses.
  • paulo
    12 set, 2016 vfx 08:47
    Cá se fazem.....cá se pagam!.....Mais uma figura triste na história dos interesses.
  • Passarão
    12 set, 2016 Verride 04:52
    A natureza está sempre atenta e mais dia menos dia aplica a sua justiça. Traidores devem ser castigados.
  • Alberto Sousa
    11 set, 2016 MONTIJO 23:53
    E como eram tão amigos, Juncker, vai fazer justiça. Passa a ter direito, a uma passadeira ás "estrelinhas amarelas" sobre fundo azul, para recordar a porcaria que fizeram ao eleger o tubarão. NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.
  • Rui Silva
    11 set, 2016 Porto 23:48
    Esse Juncker está mas é com inveja. Queria também um tacho destes quando sair deste.
  • Zé Povinho
    11 set, 2016 Lisboa 23:32
    Cherne, desertor e Lobista!
  • Pedro
    11 set, 2016 Funchal 23:26
    Assim se ve a cara de pau do Durao. PPD style!
  • eu
    11 set, 2016 oeiras 23:23
    O Fujão "cherne" Barroso, ex-dirigente da classe operária,seguidor de Mao-Tse-Tung, troca-tintas politico, oportunista e «mordomo» do Bush , Blair e Aznar, internacionalmente reconhecido como o Pior presidente que a Comissão Europeia alguma vez teve, devia ter Vergonha !!

Destaques V+