Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Papa pede diálogo e paz no Gabão

11 set, 2016 - 12:45 • Redacção com agência Ecclesia

O presidente do Gabão foi reeleito para um segundo mandato de sete anos, mas o líder da oposição contesta o resultado. Nos últimos dias, registam-se tumultos que resultaram em detenções e vítimas mortais.

A+ / A-
Francisco apela ao fim da crise política no Gabão
Francisco apela ao fim da crise política no Gabão

O Papa alertou, este domingo, para a situação de “grave crise política” no Gabão. Francisco rezou em particular pelas vítimas dos confrontos e os seus familiares.

O Presidente do Gabão, Ali Bongo foi reeleito para um segundo mandato de sete anos, com 49,80% dos votos contra 48,23% do líder da oposição, Jean Ping, que contesta o resultado.

Após o anúncio da reeleição de Bongo, na quarta-feira, o Parlamento foi incendiado, a sede de campanha da oposição foi tomada de assalto e vários apoiantes detidos. Também há registo de confrontos nas ruas dos quais resultaram sete mortos.

Francisco associou-se aos apelos dos bispos católicos no país africano para “convidar todas as partes a recusar qualquer violência e a ter sempre como objectivo o bem comum”.

“Encorajo todos, em particular os católicos, a ser construtores da paz no respeito pela legalidade, no diálogo e na fraternidade”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+