Tempo
|
A+ / A-

​“Terceira campanha eleitoral seguida em Espanha? Santa Maria Madalena, é de fugir!”

09 set, 2016 - 15:56 • José Pedro Frazão

Os comentadores Pedro Santana Lopes e António Vitorino comentam dois impasses. Em Espanha ninguém desata o nó politico para a formação de um Governo. No Reino Unido, a saída da União Europeia continua a levantar muitas interrogações.

A+ / A-
​“Terceira campanha eleitoral seguida em Espanha? Santa Maria Madalena, é de fugir!”
​“Terceira campanha eleitoral seguida em Espanha? Santa Maria Madalena, é de fugir!”

O desacordo continua. Os espanhóis continuam a viver um impasse político, depois de Mariano Rajoy ter falhado a investidura no cargo de primeiro-ministro, na sequência das eleições de Junho que deram a vitória sem maioria absoluta ao Partido Popular.

E porquê? “A questão das personalidades – Pedro Sanchez, no PSOE, e Rajoy, no PP - é muito importante neste contexto. Talvez seja até excessivamente importante. O bloqueio resulta não apenas da falta de vontade política de encontrar uma solução, mas também da dificuldade que os interlocutores têm para se conseguirem entender”, analisa o antigo comissário europeu António Vitorino no programa “ Fora da Caixa” da Renascença.

O militante do PS considera que o Partido Popular (PP) podia ter ficado mais próximo ainda da maioria absoluta no Parlamento de Madrid, nomeadamente na negociação com o Partido Nacionalista Basco.

“Também acho que o PP não terá feito tudo. As partes do debate que vi, encontrei o PP muito morno, descrente e em baixo. Não sei se têm grandes esperanças numas terceiras eleições que lhes possam dar maioria absoluta”, complementa o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

As “lamentáveis” terceiras eleições

Emerge a possibilidade de umas terceiras eleições legislativas em Espanha. “É tão lamentável o cenário de terceiras eleições que me custa pensar nisso”, diz Santana Lopes.

“Não sei como é que os espanhóis resistem. Ponham-se no lugar deles: três campanhas eleitorais seguidas para o mesmo projecto? Santa Maria Madalena, é de fugir!”

Resta saber, remata o antigo primeiro-ministro, se os espanhóis vão votar no mesmo quadro político ou se alteram a sua posição de forma considerável.

Confusão em Londres

A semana fica também marcada pela primeira intervenção parlamentar do ministro britânico para o “Brexit”. David Davis esclareceu que Londres vai procurar o melhor acordo possível, incluindo uma negociação sector a sector em matéria comercial e aduaneira.

“Não estou convencido que os britânicos queiram acesso ao mercado interno”, diz António Vitorino.

“Há interesse dos britânicos em ter acesso ao mercado interno em alguns sectores mas não em outros”, complementa o antigo comissário europeu que tomou nota da intenção britânica de ter uma pauta aduaneira própria, “distinta da pauta aduaneira comum que é pressuposto do funcionamento do mercado interno”.

Para Pedro Santana Lopes, reina a confusão em Londres. “Tudo aquilo é uma desorientação absolutamente impressionante. Também aqui causa estranheza a falta de solidez com que um processo dessa dimensão é tratado e apresentado. O artigo 50 do Tratado de Lisboa continua para [ser accionado] um dia e na prática o ‘Brexit’ não se consuma”, conclui Santana Lopes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Burro sou eu
    10 set, 2016 Linha 08:04
    Eu atava o "Flopes" (Santana) ao "Vitalino" (António) metia-os dentro de um embrulho (tipo encomenda) e despachava-os aos dois para Espanha, para junto do "amigo" Rajoy. Tenho a certeza que estas duas "cabecinhas pensadoras resolveriam todos os problemas de Espanha, mas por cá nunca fizeram nem fazem nada (apenas enchem os bolsos à conta do erário público)!
  • paulo
    10 set, 2016 BEJA 00:35
    Porconta o problema é o Rajoy? queres que ele desista de umas eleiçoes que ganhou para dar lugar ao PS la do sitio? vai la ver a votaçao e diz se a esquerda tem maioria (PP, PSOE, PODEMOS e CIUDADANOS)
  • O país da diversão
    09 set, 2016 Lisboa 20:31
    Mais uma manobra de diversão dos media! Não percebo como isto em Espanha é noticia cá, pois são coisas que acontecem e é em Espanha. Mas as verdadeiras são censuradas. Eu preocupo-me em fazer bem o que faço, mas parece que outros não se preocupam! É necessário que os media digam no seu site o que entendem por notícia, pois parece que confundem diversões ou publicidade com notícias.
  • Porconta
    09 set, 2016 Porto 19:30
    O problema de Espanha é que o líder do PP é o problema e enquanto ele não desistir do poder não vai haver acordo, os fazedores de opinião esquecem que a maioria dos votos é de esquerda tal como em Portugal e se a esquerda se entender a direita irá ficar arredada do poder por muitos anos.

Destaques V+