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"Celta", o comboio que descarrilou fazia a ligação Porto-Vigo há três anos

09 set, 2016 - 11:20

Em 2015, mais de 70 mil pessoas viajaram nesta ligação ferroviária entre Portugal e Espanha.

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O comboio "Celta", que esta sexta-feira de manhã descarrilou em Porriño, Pontevedra, em Espanha, iniciou a sua exploração comercial em Julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

Com bilhete único com o preço de 14,75 euros, esta ligação partilhada pela portuguesa CP e a pela espanhola Renfe, veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.

[Mapa: veja como é o traçado da linha que liga Vigo ao Porto]

Desde Novembro de 2014 que o "Celta" conta com automotoras 592.200 que lhe permitem atingir uma velocidade máxima de 140 quilómetros por hora (contra os 120 anteriores) e possuem freio electropneumático.

Nessa ocasião, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) afirmou que a automotora 592.200, alugada pela CP à Renfe, além de permitir uma melhor prestação, vinha assegurar também um maior conforto aos passageiros.

Segundo dados de Agosto e de acordo com o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, nos últimos três anos houve um aumento de 155% do número de passageiros a viajar no "Celta", fruto da "melhoria" do serviço daquela ligação internacional.

O vídeo promocional do serviço "Celta"

José Maria Costa manifestou "satisfação" com os dados recentes divulgados pela espanhola Renfe, que indicam que "em 2012 o número de passageiros rondava os 28.300, no ano seguinte, era superior a 30 mil, em 2014, fixou-se nos 56.700 passageiros e, em 2015, aumentou 27%, com 72.300 pessoas a viajar" no "Celta".

"Estes dados vem provar que a ligação era necessária para que a eurorregião cumpra a sua missão de aproximação das duas regiões e está satisfeito com os dados que trarão melhorias em termos de economia e turismo, por exemplo", frisou o autarca, sublinhando que o aumento "é justificado pela diminuição do tempo de viagem, pela diminuição de paragens mas também pela conciliação das bilheteiras dos dois lados da fronteira", e a que "se irá juntar, em breve, a eletrificação da Linha do Minho entre Nine (distrito de Braga) e Viana do Castelo".

O tempo de viagem desta ligação internacional, que esteve para encerrar em 2011, deverá ser reduzido depois de electrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projecto de modernização é relevante para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, que poderá permitir o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.

Comentários
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  • Maria
    09 set, 2016 Porto 13:02
    Insegurança e instabilidade de um Governo reflete-se num País de muitas formas... Solidariedade para com as vítimas!

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